segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Secretários recebem cúpula dos programas preventivos da SDS


Traçar um plano dos programas e projetos de ações preventivas dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social. Este foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta sexta-feira (03) com os secretários de Defesa Social Wilson Damázio e Alessandro Carvalho e representantes das ações sociais. Na ocasião foram discutidas opções de como os programas podem interagir visando somar os esforços em prol das comunidades, com foco nas áreas do governo Presente consolidando as linhas de ação do Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto Pela Vida.
Durante a reunião diversos temas fizeram parte da pauta dentre eles a definição das estratégias de atuação da SDS no Governo Presente que está sendo ampliado para atender também os municípios do interior do Estado. “Além da integração entre os órgãos operativos no trabalho de repressão também é preciso que exista essa mesma sintonia entre os representantes dos programas sociais”, enfatiou João Evangelista, Gerente de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC. A partir de agora, quinzenalmente o grupo irá se reunir para trocar informações.
O secretário Wilson Damázio, que desde o início da sua gestão vem atuando com todo afinco nos trabalhos de prevenção, elogiou os integrantes das ações e mais uma vez se colocou à disposição para fortalecer os programas. Na ocasião, também foram identificadas algumas demandas prioritárias e definidas estratégias de atuação. Dentre as sugestões a da criação de uma rede de informações entre os programas e projetos da SDS foi aprovada pelo grupo.
A SDS, através dos seus órgãos operativos, dispõe dos programas: Juventude em Alerta; Resgatando Cidadania; Proerd; Patrulha Escolar; Polícia Amiga (Polícia Comunitária); Jovens Salvar e Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente nas comunidades.
O secretário executivo Alessandro Carvalho falou da satisfação em participar da administração publica estadual enfatizando que o que mais lhe chamou a atenção na segurança pública de Pernambuco foi a forma de gestão com responsabilidade social. “Tenho orgulho em fazer parte dessa administração onde observamos o empenho e a dedicação dos senhores que trabalham com a prevenção social. No que depender de mim estarei aqui para recebê-los e ajudar no que for possível”, pontuou.
Também participaram da reunião o coronel José Lopes, Secretário Especial de Articulação do Governo do Estado; coronel Manoel Cunha, Subcomandante do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Jorge Pereira, da diretoria de Operações da Polícia Militar, o major João Santos, coordenador executivo do Proerd, a major Verônica Pereira, do GT Racismo da PM, o capitão Luiz Fernando, da Polícia Amiga, a major Magali Campelo da ASCRIAD, capitão Juliermme Veras, da Patrulha Escolar, major Edson Marconni da NAP, do Corpo de Bombeiros; major Luiz Fernando de Freitas do CEMET II, tenente Wladmir de Paula , NAP do Corpo de Bombeiros, Jeanne Aguiar, do Núcleo de Tráfico de Pessoas, sub tenente Luiz Alberto Silva, Coordenador do Projeto Resgatando Cidadania, Luiz Alberto Farias, da Polícia Civil e o tenente coronel Ricardo Fentes, do Ciods.
Fonte: Secretaria de Defesa Social.