quinta-feira, 19 de maio de 2011

PREZADOS COMPANHEIROS DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO

Em face de diversas perguntas que têm sido feitas pela tropa nos últimos dias, na qualidade de Comandante Geral venho lhes trazer algumas informações importantes.
Recentemente encaminhei ao Secretário de Defesa Social propostas que são vitais para nossa Instituição, as quais, em sendo aprovadas, darão uma verdadeira oxigenação a nossa tropa.

·    A PRIMEIRA PROPOSTA trata-se do Plano de Cargos e Carreira para os Praças da PMPE, através do qual, em pouco tempo, o Soldado poderá ser promovido a Cabo, o Cabo a Sargento, e assim por diante, da seguinte forma e obedecidas as condições normais para qualquer promoção na Polícia Militar (conceito profissional, tempo de serviço, Curso específico quando for o caso, existência de vagas, não estar respondendo a Conselho de Disciplina, nem estar processado, etc):

PMs COM 6 ANOS  DE SERVIÇO – PODERÃO SER PROMOVIDOS A CABO;

COM MAIS 4 ANOS (10 ANOS DE SEVIÇO)  - PODERÃO SER PROMOVIDOS  A 3º SARGENTO;

COM MAIS 2 ANOS (12 ANOS DE SERVIÇO) - PODERÃO SER PROMOVIDOS A 2º SARGENTO;
COM MAIS 2 ANOS (14 ANOS DE SERVIÇO) - PODERÃO SER PROMOVIDOS A 1º SARGENTO;

COM MAIS 2 ANOS (16 ANOS DE SERVIÇO) - PODERÃO SER PROMOVIDOS A SUBTENENTE;

COM MAIS 2 ANOS (18 ANOS DE SERVIÇO) - PODERÃO SER PROMOVIDOS A 2º TEN QOA;

COM MAIS 3 ANOS (21 ANOS DE SERVIÇO) - PODERÃO SER PROMOVIDOS A 1º TEN QOA;

COM MAIS 3 ANOS (24 ANOS DE SERVIÇO) - PODERÃO SER PROMOVIDOS A CAP QOA;

   COM MAIS 3 ANOS (27 ANOS DE SERVIÇO)- PODERÃO SER PROMOVIDOS A MAJ QOA (TENDO MAIS 3 ANOS PARA PASSAR NA ATIVA E PODER IR PARA A RESERVA REMUNERADA COMO TENENTE-CORONEL DO QUADRO DA ADMINISTRAÇÃO.
                                                                                                                       

·         A SEGUNDA PROPOSTA, que está atrelada à primeira, é a mudança de uma para duas promoções por ano, devendo ser fixadas nos dias 21 de Abril, dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Militares, e outra em 15 de Novembro, Dia da Proclamação da República. Isso dará maior velocidade às promoções e maior probabilidade de acesso na carreira;

·         A TERCEIRA PROPOSTA é a do Curso de Formação de Cabos e do Curso de Formação de Sargentos à Distância, utilizando-se a internet (como ocorre com os cursos do PRONASCI), evitando que o PM tenha que sair de sua região para vir ao Recife, longe da família, para fazer tais Cursos. Isso também possibilitará que um maior número de policiais militares possam participar desses Cursos e, assim, teremos mais PMs em condições de serem promovidos;

·         A QUARTA PROPOSTA, que completa todas as outras, é a de Reestruturação Organizacional da PMPE. Com ela proponho a criação de diversos órgãos em nossa estrutura; sejam Batalhões, Companhias Independentes, Diretorias, Coordenadorias, etc. Tudo isto irá criar um grande número de vagas, de soldados, cabos, sargentos, subtenentes e em todos os escalões de Oficiais, até o posto de Coronel.

      Caros policiais-militares, temos que nos unir em torno dessas propostas, pois quando elas forem aprovadas beneficiarão a todos, Oficiais e Praças. Porém, para que isto aconteça é necessário que a Corporação esteja em paz, trabalhando normalmente. Se houver radicalizações e prejuízos ao serviço normal da PM, com certeza o Governador do Estado não as aprovará. Cumpre-me, então, propor as melhorias para nossa Corporação e deixar em vossas mãos e em vossas consciências essa decisão: apoiar ou não tais projetos. Perguntem aos seus familiares, aos seus amigos. Ouçam vossos comandantes. Tomem a decisão certa. Vejam que, com o atual reajuste salarial, obtivemos ganhos importantes: Uma tabela diferenciada dos demais servidores, a possibilidade de levarmos para a reserva remunerada o que recebemos na ativa, uma melhor diferenciação entre o salário do Cabo e o do Soldado, uma melhor equalização entre todos os níveis do escalonamento vertical e a certeza de termos reajuste salarial até Junho de 2014, mesmo para os que forem para a reserva remunerada a partir do início do reajuste e, ainda, a garantia do mesmo índice de reajuste salarial para ativos e inativos. Com radicalizações poderemos perder tudo isso e “voltar à estaca zero”, passando a participar da mesma mesa de negociação com os demais servidores, possivelmente amargando um reajuste linear em torno de 5% para todos os PMs e perdendo também a esperança de vermos aprovados todos os projetos já citados. Pensem no que dirão seus familiares se isso acontecer. Mas pensem também na grande possibilidade de mantermos todos esses ganhos salariais e ainda os completarmos com a aprovação dos projetos descritos acima. É a hora da decisão, e o melhor é aproveitarmos a oportunidade que nos está sendo oferecida. Lembrem como foi difícil chegar até onde cada um chegou. Lembrem quantos gostariam de estar no seu lugar agora. Não deixem que outros decidam por vocês. Nunca houve nenhum ganho para aqueles que, no passado, trilharam o caminho do descumprimento do dever. Nossa vitória está próxima. Permaneçam firmes no seu trabalho e vamos em frente!

Que Deus abençoe a todos!

ANTONIO CARLOS TAVARES LIRA – CEL PM CMT GERAL DA PMPE