NA ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNADOR SÉRGIO LORETO, EM 1924, FORAM REALIZADOS DIVERSOS ATERROS NA CAMPINA DO DERBY, COMO TAMBÉM, A DRENAGEM DO CANAL ONDE HOJE SE SITUA A AVENIDA AGAMENON MAGALHÃES. DECORRENTE DESSAS AÇÕES, NO ANO DE 1925, FOI CONSTRUÍDA A PRAÇA DO DERBY, NA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO ANTÔNIO DE GÓIS, SENDO MARCADA COMO UM PROJETO DE PAISAGISMO MODERNO PARA O SEU TEMPO. PASSADOS CERCA DE 10 ANOS, A PRAÇA DO DERBY RECEBEU OS TRAÇOS DO ARQUITETO-PAISAGISTA ROBERTO BURLE MARX, DOTANDO-A DE VEGETAÇÃO NATIVA NACIONAL, ESPELHO DÁGUA, ORQUIDÁRIO, ESTÁTUAS, ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS. BURLE MARX DIRIGIU DE 1934 A 1937, O SETOR DE PARQUES E JARDINS DA DIRETORIA DE ARQUITETURA E URBANISMO DO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SOB A COORDENAÇÃO DO ARQUITETO LUÍS NUNES.
DENTRE TANTOS TRABALHOS REALIZADOS POR BURLE MARX, DESTACARAM-SE: O JARDIM PÚBLICO DA PRAÇA DE CASA FORTE. PRAÇAS EUCLIDES DA CUNHA, MINISTRO SALGADO FILHO (LOCALIZADA EM FRENTE AO AEROPORTO), FARIA NEVES, DO ENTRONCAMENTO (GRAÇAS), DA REPÚBLICA (SANTO ANTÔNIO), DO CAMPO DAS PRINCESAS, DO LARGO DA PAZ, DO DERBY, PINTO DAMASO (VÁRZEA) E O JARDIM NO ENTORNO DA CAPELA NO PARQUE DA JAQUEIRA.
RECENTEMENTE, FORAM REALIZADAS OBRAS NA PRAÇA DO DERBY, RESGATANDO OS TRAÇOS DO GENIAL PAISAGISTA, ONDE PODEM SER VISTOS OS ARRUAMENTOS E O RISCO ARQUITETÔNICO VERDE DA PRAÇA QUE GANHOU UM ADEQUAMENTO MAIS AREJADO E BEM DISTRIBUÍDO. TAMBÉM FORAM RECUPERADOS O TIPO DE GRAMADO (PAPUÃ) E O PISO TODO EM AREIA CONCEBIDO À ÉPOCA.