O Governo do Estado lançou, na manhã desta quinta-feira (29), o site dos 100 acusados de homicídios e latrocínios mais procurados de Pernambuco. Com o slogan "O crime tem muitas caras. E uma mesma solução: a denúncia", a página Procurados, produto do Sistema de Contenção ao Crime – SCC, passou a funcionar dentro do site da Secretaria de Defesa Social - SDS (www.sds.pe.gov.br), reunindo fotos e informações dos foragidos. A página foi desenvolvida com o apoio da Agência Estadual de Tecnologia da Informação - ATI.
Com o anonimato garantido, a população poderá ajudar a polícia a encontrar os criminosos, através de um espaço no próprio site, disponibilizado para informações, além do telefone 08000815001- Ouvidoria\SDS, e o número do Disque-Denúncia: 34219595, parceiro na ação.
O site foi apresentado à imprensa pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, após a reunião do Pacto Pela Vida, na sala de controle da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco – SEPLAG, às 11h30, com a presença do governador Eduardo Campos. Junto com o site, foi apresentada a campanha que divulga os foragidos mais procurados do estado. A campanha envolve mídia impressa, outbus e monitores eletrônicos.
De acordo com Damázio, cartazes e panfletos serão distribuídos em todas as unidades policiais militares e civis do Estado, além de alguns locais públicos de grande circulação. "Os outbus circularão pela Capital e Região Metropolitana do Recife durante um mês, e os monitores estarão, inicialmente, nas delegacias de Prazeres, Boa Viagem e no Terminal Integrado de Passageiros – TIP", declarou o secretário.
O site é uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público. A criação dele vem colaborar com a meta de minimizar o número de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI em Pernambuco, foco principal do programa Pacto Pela Vida, lançado em 2007.
Durante a coletiva, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, informou que um link, no site do Ministério Público de Pernambuco, hospedará a nova ferramenta lançada pelo Governo do Estado. Já a coordenadora do Disque-Denúncia, delegada Carmela Galindo, anunciou a recompensa, no valor de até R$ 2 mil, por informações que ajudem na captura dos foragidos.
Todos os procurados do site são acusados de homicídio e/ou latrocínio com mandados de prisão expedidos, e foram retirados do caderno do SCC, da Secretaria de Defesa Social do Governo de Pernambuco, lançado este mês. O SCC cruza dados da polícia com o judiciário e distribui informação qualificada de cada acusado e seu grau de periculosidade por toda polícia, que trabalha na captura deles. De forma inédita, serão disponibilizados mandados de prisão para impressão no site.
Desde a distribuição do caderno do SCC entre a polícia pernambucana, 75 alvos dos 493 já foram capturados. Estas prisões estão sendo monitoradas semanalmente nas reuniões do programa Pacto Pela Vida. Com o lançamento do site a ideia é ampliar a rede de informações e contar com a contribuição da população com qualquer informação que ajude na localização e prisão dos acusados.
As informações do SCC, junto com outras medidas do Pacto Pela Vida, como o monitoramento eletrônico dos reeducandos do regime semi-aberto, as câmeras nas escolas e o policiamento ostensivo nas ruas, contribuíram para a diminuição dos números de crimes em Pernambuco. Em agosto, o Estado registrou um total de 269 homicídios: o melhor resultado dos últimos nove meses e o terceiro melhor da série histórica (desde 2003). Só fica atrás das estatísticas de setembro e novembro de 2010, com 14% de redução total de homicídios naquele ano.
Fonte: Secretaria de Defesa Social