sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MARILOURDES FERRAZ LANÇA 4ª EDIÇÃO DO LIVRO O CANTO DO ACAUÃ NO DERBY



Uma tarde de autógrafos e de relevante importância para o mundo literário, o Quartel do Comando Geral do Derby abriu as portas para o lançamento da  4ª edição do livro O Canto do Acauã, da professora e acadêmica Marilourdes Ferraz. O evento contou com a presença do comandante geral, coronel Luís Aureliano; do Chefe do Estado Maior Geral, coronel Eden Vespaziano; bem como oficiais da instituição militar e amantes da literatura.

A obra com 680 páginas é baseada nas memórias do coronel PM Manoel de Souza Ferraz, que participou diretamente da história narrada no livro - do prólogo ao epílogo. O oficial era um sertanejo da região do Vale do Pajeú e profundo conhecedor da terra e daquela gente.

Coronel Manoel Ferraz foi comandante geral das Forças Volantes e das Forças de Combate contra o Banditismo - FCCB, esta, sediada em Jeremoabo/BA, atuando em todos os estados que compunham, então, o Nordeste.

O livro propõe o tema para melhor entendimento do conflito entre bandidos e homens de bem, expressando também episódios como o do Reino da Pedra Bonita, do Enforcado e dos Fanáticos de Pau-de-Colher, bem como revoluções, personagens legendários, beatos, místicos religiosos, construtores de vilarejos, que marcham e cruzam com Forças Volantes, cangaceiros, soldados do Batalhão Patriótico e Coluna Prestes.