quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Seminário Segurança Pública e Academia dialogando o Racismo




7 de novembro de 2014, quinta-feira, dia destinado a um debate sobre Segurança Pública e Academia Dialogando o Racismo. O seminário organizado pelo GT Racismo PMPE e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na figura da Pró-Reitoria de Extensão do Curso de Antropologia, foi realizado no Auditório 3 da Biblioteca Central da UFPE e contou com a presença de policiais militares, em sua maioria, bombeiros militares, de estudantes, profissionais de outras áreas, como saúde e educação e algumas autoridades.




A mesa de abertura foi presidida pelo Professor Colaborador do Programa de Extensão em Antropologia da UFPE, Bartolomeu Tito e composta pelo Coronel PM José Antônio, Diretor de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE (DASDH), representando o Comandante Geral da Corporação, o Tenente Coronel Geová Barros, Gerente de Integração e Capacitação da SDS (GICAP), representando o Secretário de Defesa Social, da Delegada Dilma, Diretora de Recursos Humanos da Polícia Civil (PC), representando o Chefe da PC, os Deputados eleitos Joel da Harpa e Ossésio Silva e a Capitã PM Lúcia Helena, Coordenadora Operacional do GT Racismo PMPE. Ambos falaram sobre a importância de debater o tema racismo com vistas ao seu combate e à vivência numa sociedade verdadeiramente democrática e igualitária.




A conferência de abertura foi realizada pela Prof.ª Dr.ª em Sociologia Luciana Jaccoud do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que discursou sobre "O desafio da promoção da igualdade racial”, trazendo dados importantes acerca do número de homicídios em Pernambuco, onde enquanto 5,6 pessoas brancas são assassinadas por mil habitantes, 57 pessoas negras são assassinadas por mil habitantes. No caso dos jovens essa diferença é ainda mais gritante: enquanto 9,3 jovens brancos são assassinados por mil habitantes, 112 jovens negros são mortos por mil habitantes. Entre outros dados como remuneração das famílias, onde as famílias negras aparecem com renumeração duas vezes menor do que as famílias brancas, etc.




A conferencista alertou para que evitássemos banalizar os crimes de racismo e injúria racial. Enquanto não se for levado a sério, continuaremos com a impunidade e com a perpetuação da violência para com a população negra. Contamos ainda com as presenças do Tenente Coronel Limeira, Comandante do 20º BPM, Capitão Julierme da Patrulha Escolar, Capitão Gustavo do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), do Agente Eduardo, integrante do GT Racismo da Polícia Civil, Inês e Rosália da Secretaria de Educação, entre outros(as).




Na parte da tarde, houve uma junção da mesa que falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos GTs Racismo da PM, da PC e do Ministério Público, com as presenças da Procuradora Maria Betânia e da Capitã Lúcia Helena e a mesa que falou sobre Migrações e Tradições Afrodescendentes em Pernambuco e suas experiências com as Instituições de Defesa Social, contando com as palestras do Prof.º Dr.º Bartolomeu Tito e do Prof. Mestre em Antropologia Ismael Than, natural de Guiné Bissau. A mesa seguinte discorreu sobre Racismo Institucional e os estudos nos campos das Instituições Judiciária e Policial e contou com as palestras de Prof.º Dr.º em Sociologia Ronaldo Laurentino Sales Júnior, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Prof.ª Dr.ª  em Sociologia Liana Lewis (UFPE), Prof.º Mestre em Antropologia  Cristiano Galvão e  Prof.º Mestre em Ciência Política Geová da Silva Barros (GICAP).





No dia 28 de novembro, sexta-feira, foi a vez do Campo de Futebol do Quartel do Comando Geral da PMPE, no Derby, receber o Torneio de Futebol beneficente, com vistas a arrecadação de água e alimentos não perecíveis que posteriormente serão doados à Comunidade Quilombola Serrote do Gado Bravo, localizada em São Bento do Una. O torneio contou com as equipes da Polícia Militar, representada por policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque, do Bombeiro Militar e das universidades Federal de Pernambuco, UPE e UNINASSAU.




A campeã do torneio foi a equipe da UNINASSAU e a vice campeã, a equipe da Polícia Militar. Todos jogando com vistas ao enfrentamento ao Racismo. Para realização do torneio contamos com o apoio das equipes participantes, da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), do Sindicato dos Árbitros, do Núcleo de Cidadania e do Centro de Valorização Integral do Policial Militar (CVIP), antigo Centro de Educação Física e desportos da PMPE (CEFD).