terça-feira, 18 de dezembro de 2012

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL É TEMA DE PALESTRA NA PMPE




Com o objetivo de conhecer as condições de saúde geral e bucal dos policiais militares, um evento na sede do BPChoque foi realizado na segunda quinzena de novembro. O objetivo do encontro foi subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao C.Odonto/PMPE, melhorando o atendimento às principais necessidades.

Este projeto, criado pelo Ministério da Saúde e denominado Saúde Bucal 2010, faz parte da política nacional de saúde bucal, sendo feito um levantamento epidemiológico da saúde bucal em diversas capitais brasileiras. Estavam presentes o coordenador de Saúde Bucal do Estado, Paulo César; o tenente-coronel PM/QOD Ronaldo Carvalho; a major PM/QOD, Cristianne Freitas; a capitão PM/QOD, Fátima Ribeiro;  a capitão PM/QOD, André Souza e a capitão PM/QOD Adriana Paula.

O projeto foi realizado pela capitão Fátima Ribeiro, contando com a colaboração dos demais oficiais citados, bem como do coordenador de Saúde Bucal do Estado de Pernambuco, Paulo César.
O objetivo deste projeto é elaborar o diagnóstico das condições de saúde bucal dos policiais militares da PMPE, visando com isto um melhor atendimento aos mesmos, sempre realizando as ações de saúde bucal integralizada a saúde geral do paciente, de uma forma multidisciplinar.

Como desdobramento, espera-se que o referido projeto possa promover pesquisas que visem o estabelecimento de relações entre os dados encontrados e a realidade socioeconômica e demográfica da população policial militar, além de contribuir para o desenvolvimento da investigação epidemiológica na PMPE a partir da construção e consolidação de um referencial teórico-metodológico. Tudo isso, aliando o correto registro clínico e fotográfico dos dados odontológicos de cada pessoa, tudo isto fornecerá subsídios relativos à Saúde Bucal aos profissionais da área da saúde, educação, planejamento e administração.

METODOLOGIA - Trata-se de uma pesquisa de corte transversal a ser realizada nos batalhões da PMPE, com representatividade de diversas localidades da Corporação, nas quais serão realizados exames bucais, fotografados os arcos dentários e aplicados questionários para avaliar a prevalência e a gravidade dos principais agravos bucais, assim como fatores relacionados à situação socioeconômica, acesso a serviços odontológicos e percepção de saúde.

Este estudo será dividido em duas etapas. A primeira compreenderá o projeto piloto, a ser realizado unicamente com o efetivo do Batalhão de Polícia de Choque. A segunda etapa será caracterizada pela ampliação do estudo para as demais Unidades da Corporação, sendo esta realizada a partir de sorteio utilizando a técnica de amostragem casual sistemática, quando será calculada a fração de amostragem, tendo como base o número do efetivo de cada batalhão, e ainda, o tamanho da amostra requerida.