quarta-feira, 2 de abril de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA ALEPE

Em comemoração ao 21 de Março, Dia Internacional para eliminação da Discriminação Racial, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), presidida pela Deputada Estadual Laura Gomes, realizou no último dia 28 de março (sexta-feira) uma Audiência Pública no Plenarinho da ALEPE.
A organização do evento contou com a colaboração do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), cujo assessor especial, Professor Jorge Arruda, indicou uma homenagem ao Ogan Valfrido do Sítio de Pai Adão, Templo Religioso de Matriz Africana, conhecido como Terreiro, mais antigo de Pernambuco. A homenagem se deve ao fato do Ogan Valfrido José da Silva ter completado 99 anos de vida, explicitando fortemente a resistência negra e religiosa em Pernambuco.
A audiência homenageou ainda o grande líder Nelson Mandela, falecido no final de 2013, pelo recebimento do Prêmio Nobel da Paz.
Participaram do evento as Deputadas Estaduais Laura Gomes e Terezinha Nunes, o Professor Jorge Arruda, assessor especial do Governador, o Sargento PM Josevane, integrante do GT Racismo da Secretaria de Defesa Social, representando o Secretário de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho; Samuel da Luz, Gerente de igualdade racial da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), a Coordenadora de assuntos religiosos da Prefeitura de Olinda, Dorotéia Lessa, representando o Prefeito Renildo Calheiros, Ana Cristina, Gerente de Igualdade Racial da Prefeitura do Paulista, representando o Prefeito Júnior Matuto, Melissa Azevedo, representando o Conselho Regional de Psicologia, Iyalorixá Nice, Sacerdotisa da Jurema Sagrada, o Babalorixá Luiz de Ogodô, entre outros/as sacerdotes e sacerdotisas presentes no local; a Capitã PM Lúcia Helena,
Coordenadora do GT Racismo PMPE, representando o Coronel PM Carlos, Comandante Geral da PMPE, entre vários/as outros/as.
Para abrilhantar a audiência pública, a Comissão de Educação e Cultura contou com a apresentação da Dançarina Joana D'Arc, do Afoxé Oxum Pandá. Ela que encanta a todos quando dança.
Parabéns a Comissão de Educação e Cultura da ALEPE e ao CEPIR por não deixar passar em brancas nuvens essa data tão importante para a luta contra a discriminação racial!
É necessária a implementação imediata da Lei 10.639/2003 nas escolas para que as crianças e os jovens tomem conhecimento da história dos seus ancestrais. Conheçam a história, a cultura e a religião trazidas da África para que assim possam respeitá-las, livres de preconceito e de discriminação. Pois é inadmissível num país onde a maioria da população é negra, as escolas não ensinarem nada sobre sua história, sua cultura e sua religião.