segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

GT RACISMO DA CORPORAÇÃO PARTICIPA DE SEMINÁRIO


A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), por meio da sua equipe de Mediação de conflitos e de formação, juntamente com a Polícia Militar de Pernambuco, através do Grupo de Trabalho de enfrentamento ao Racismo Institucional (GT Racismo PMPE), organizou um grande seminário, que contou com a presença de muitos PMs e pessoas da sociedade civil em geral para tratar sobre o Racismo Institucional, da Segurança Pública aos Direitos Humanos.

O evento foi idealizado para comemorar o mês da Consciência Negra, sendo escolhido o dia que nomeia o mês para ser realizado, ou seja, 20 de novembro, que marca o dia da morte do grande líder e herói negro Zumbi dos Palmares. O seminário fez parte da III Jornada Estadual dos Direitos Humanos - Pernambuco de todos e todas e aconteceu no auditório - G1 da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Compuseram o encontro três mesas de diálogo, sendo a primeira delas formada pelo gerente de Instrução e Capacitação da Secretaria de Defesa Social (SDS), o tenente-coronel Geová Barros; e pelo pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Carlos Sant’Anna. Para coordenar as apresentações, o evento contou com a participação de Rosa Marques, Coordenadora de Formação da SEJUDH.

Na oportunidade, os palestrantes falaram sobre a questão do imaginário social o qual conduz as ações das pessoas e dos profissionais que compõem as instituições, com ênfase nas corporações militares que consideram a cor da pele como fator de suspeição quando da realização de abordagens.

A mesa de diálogo II abordou-se o tema Intolerância Religiosa X poluição sonora / Lei do Silêncio e contou com as palestras do babalorixá Ivo de Xambá e da procuradora Maria Betânia Silva, componente do GT Racismo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Para mediar foi escolhida a capitã Lúcia Helena, que é coordenadora do GT Racismo PMPE.

Já após o almoço, foi a vez da mesa de diálogo III com o tema Racismo: do campo da Segurança Pública, da Justiça e dos Direitos Humanos - pensando estratégias de enfrentamento, e teve como palestrantes a secretária Executiva de Direitos Humanos do Recife/PCR, Elizabete Godinho e a advogada Rebeca Duarte. Para coordenar as apresentações, participou a tenente-coronel da Reserva Remunerada e ex-coordenadora do GT Racismo PMPE, Verônica Silva. Esse tema provocou bastante polêmica e pôde-se observar a grande participação da plateia na ocasião.