segunda-feira, 1 de abril de 2013

EQUOTERAPIA DA PM É REINAUGURADA




Foi reinaugurado na manhã desta terça-feira (19), o Centro Interdisciplinar de Equoterapia da Polícia Militar de Pernambuco (CEPOM), denominado Coronel RR Sylvio de Mello Cahú, serviço terapêutico com utilização de animais (cavalo) destinado a pessoas portadoras de necessidade especiais.
O serviço é mantido pelo Centro de Assistência Social da Polícia Militar (CAS/PMPE), e funciona na sede do Regimento de Polícia Montada (RPMon), avenida General San Martin, s/n.

O evento contou com as presenças do comandante geral, coronel Luís Aureliano; do subchefe do Estado Maior Geral, coronel Luciano Tenório; do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Cunha; do chefe do CAS, tenente-coronel Alberto Moreira e da subchefe major Valdenise Salvador, bem como autoridades civis e convidados do segmento de assistência social e da área de apoio aos portadores de necessidades especiais da sociedade pernambucana.

Com a reabertura do Centro de Equoterapia, além dos oito animais existentes para auxílio do tratamento, que vai desde a dislexia até uma paralisia cerebral, o setor ganhou instalações de alvenaria, hidráulicas e elétricas, sobretudo, picadeiro, onde acontece a prática terapêutica através do animal.

HISTÓRICO - O CEPOM foi implantado no dia 22 de abril de 1997, funcionando no RPMon, conforme publicação no Boletim Geral nº 073, de 22 de abril de 1997. A Equoterapia é definida pela ANDE-BRASIL como sendo um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar na área de equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicosocial de pessoas portadora de deficiência.

A equipe é multidisciplinar e composta por instrutores de equitação, coordenador multidisciplinar, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, auxiliares guias e auxiliares administrativos .
Atualmente atende 84 praticantes, dentre policiais militares, dependentes legais e público civil.

Segundo a major Valdenise Salvador, os interessados em desenvolver o tratamento, que também é aberto ao público externo, devem procurar o CAS munidos de um parecer médico do neurologista (pediátrico ou adulto) para cadastramento e triagem.

O CAS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, situado na rua Monsenhor Ambrosino Leite, 155, Graças. Fone: 3181.1864/1862.