segunda-feira, 23 de setembro de 2013

COMANDANTE DA PM RESPONDE IMPRENSA

 
Prezado jornalista Jorge Cavalcanti, lendo a publicação de hoje na coluna "JC nas Ruas", de sua responsabilidade, sob o título "Silêncio constrangedor", gostaria de esclarecer aos leitores desse renomado jornal alguns aspectos que julgamos importantes:

1. A Polícia Militar de Pernambuco possui 188 anos de existência e bons serviços prestados à Sociedade Pernambucana, sendo um dos mais importantes participantes do Plano Estadual de Segurança Pública, o Pacto pela Vida, política esta que já conseguiu evitar mais de sete mil homicídios no Estado ao longo de seis anos;

2. Nunca, na história desta Corporação, registrou-se algum caso de omissão em se apurar supostas condutas irregulares de seus integrantes, de qualquer graduação ou patente, com a adoção das medidas cabíveis a cada conduta individualizada;

3. A PMPE, orgulho dos pernambucanos, não compactua, não estimula ou oferece guarida a qualquer tipo de manifestação violenta ou preconceituosa de seus integrantes, como é do conhecimento de todos, inclusive do nobre jornalista; a afirmação de que "soa estranho e perigoso o silêncio da SDS e da PM sobre o perfil - referindo-se a um perfil supostamente publicado por policiais militares no Facebook, insinua a omissão e a falta de transparência de uma instituição quase bissecular e que goza de enorme prestígio junto aos pernambucanos.

4. A nossa Assessoria de Comunicação Social enviou o solicitado posicionamento da Corporação sobre o referido "perfil" às 9h51 e 19:18h de ontem (10), como podemos comprovar, rejeitando-o e desautorizando-o veementemente, como o respeitável jornalista sugeriu em seu texto, até porque, é óbvio que essa seria a posição da Polícia Militar, demonstrando que V. Sª. bem conhece o profissionalismo, a seriedade e o compromisso que a nossa Instituição possui para com a transparência dos seus serviços e para com a segurança de todo povo pernambucano.

Sendo assim, sugiro ao conceituado jornalista que também dedique espaço em sua coluna para desestimular a proliferação de perfis no Facebook, que estimulam a violência, incitam jovens a subverter a ordem pública, ensinando-lhes técnicas de guerrilha urbana e outras formas de manifestações hostis e não amparadas pelo instituto constitucionalmente facultado ao cidadão brasileiro, inclusive havendo a convocação de pessoas para o enfrentamento à polícia com paus, pedras, rojões e coquetéis Molotov, dentre outros artefatos; polícia esta que representa o Estado, o seu povoe a Lei.

Seria uma ótima prestação de serviço. Continuaremos a prestar todos os esclarecimentos que a população tem direito, em todos os veículos de comunicação, e continuaremos sempre à disposição dessa coluna.


Atenciosamente,
José CARLOS Pereira
Comandante Geral da PMPE