quinta-feira, 12 de setembro de 2013

RECADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO DOS POLICIAIS E SERVIDORES CIVIS DA PMPE




O Governo do Estado implanta o Programa de Recadastramento Permanente dos servidores. A ação é direcionada a todos os servidores efetivos da ativa, civis, militares e temporários (incluindo os cedidos, afastados ou licenciados) e estará disponível para atualização de dados a partir de novembro, através do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br), no link “Recadastramento Anual”.

Com caráter de política permanente, o processo é simples e rápido. Desenvolvido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação, sem ônus para o governo, o sistema poderá ser utilizado pelos servidores através da internet. O último e cadastramento de funcionários públicos do Estado, realizado em 2008, custou oito milhões aos cofres públicos, pagos pelo Banco Santander através de uma parceria com o Estado.

O processo atual estrutura-se em dois eixos: informatização, permitindo celeridade; e permanência, já que o recadastramento será realizado anualmente, evitando os processos que demandavam uma grande energia do Estado, tanto na logística de atendimento aos servidores como no comprometimento da qualidade dos serviços prestados pelo Governo nos dias de Recadastramento.

Por meio desta ação, será possível viabilizarmos o aperfeiçoamento das políticas de valorização e capacitação de profissionais, bem como uma melhor realocação e distribuição dos servidores, de acordo com o perfil, idade e atual condição do colaborador. Além disso, também poderão ser corrigidas eventuais irregularidades referentes a pagamentos de salários”, destaca o secretário de Administração Décio Padilha.

Cada servidor terá como prazo para atualização dos dados cadastrais o seu mês de aniversário e, por isso, deve, até o dia 31 de outubro, acessar o Portal do Servidor, para verificar se sua data de nascimento está correta.

Para efetuar o recadastramento, o funcionário público deve ter em mãos seu login (CPF) e senha (a mesma utilizada no acesso ao contracheque). Em caso de ausência ou esquecimento, poderá ser criado um novo código de acesso ao sistema, na opção “Cadastrar/Alterar minha senha”.

O recadastramento é obrigatório e a sua não realização acarretará em suspensão da remuneração, até que a situação seja regularizada. A Secretária de Administração notificará os servidores e dará um prazo de um mês para regularização de seus dados.

Precisamos ter uma base de dados atualizada, pois são 135 mil funcionários, o que requer um controle e acompanhamento permanente, haja vista que o maior gasto do Estado é com folha de pagamento. Neste ano a expectativa é de uma despesa aproximada de R$ 7,8 bilhões com pessoal”, pontua o secretário.

Mais informações a respeito do processo, endereços para recadastramento presencial e dispensas por motivo de saúde através da Central de Atendimento ao Servidor (3183.4921/3183.4928) ou pelo e-mail geas@sad.pe.gov.br.