terça-feira, 25 de novembro de 2014

COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO DO MEIO AMBIENTE LIBERTAM AVES SILVESTRES EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO


Policiais do Grupo Tático Ambiental (GTA) da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) realizaram na manhã de terça-feira (11) uma operação visando combater crimes ambientais, na zona rural de Vitória de Santo Antão, nas margens da PE-45, no km 14. A operação de caráter educativo conseguiu conscientizar moradores que residem no local sobre ao esclarecer dúvidas sobre a ilegalidade de manter em cativeiro animais silvestres.Vários moradores, após esse trabalho de conscientização, entregaram aos cipomeiros (nome dado aos policiais da CIPOMA), 106 aves silvestres de diversos tipos (canário-da-terra, galo de campina, papa-capim, chorão, sanhaçu, tiziu e sibito).
Ainda naquela manhã, os moradores informaram que algumas pessoas naquele momento estavam realizando caça ilegal na área e, naquele instante os cipomeiros fizeram algumas buscas na mata resultando, então, na apreensão de uma espingarda calibre 12, com numeração raspada e cinco cartuchos do mesmo calibre, abandonados momentos antes da chegada dos policiais.
As aves foram devolvidas ao seu habitat natural e a arma e as munições entregues na delegacia de Polícia Civil local.
O comandante da CIPOMA, major Gildo Tomé, e o capitão Lúcio Flávio, comandante da operação, orienta que denúncias de delitos ambientais e entrega de armas poderão ser feitas pelo número 3181-1700.
Operações para combater os crimes ambientais/convencionais têm caráter permanente e continuarão a serem desenvolvidas em todo o território Pernambucano.