terça-feira, 12 de junho de 2012

CORPORAÇÃO COMPLETA HOJE 187 ANOS DE FUNDAÇÃO


A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública do estado de Pernambuco. Ela é força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro integrando o sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil, sendo um órgão operativo da Secretaria de Defesa Social (SDS).

A corporação atualmente é comandada pelo coronel Antônio Carlos Tavares Lira, que está no posto desde abril de 2010, tendo ainda como subcomandante o chefe do Estado Maior Geral, coronel Carlos Feitosa, e a coronel Fátima Sabino como a subchefe do EMG e terceira na linha sucessória ao cargo.

O efetivo da instituição é composto por três quadros, sendo de oficiais, graduados e praças, num total aproximado de 20 mil policiais militares, divididos em 23 batalhões e oito companhias, além de 12 unidades especializadas.

FUNDAÇÃO – A PMPE foi criada a partir do decreto Imperial de 11 de junho de 1825, assinado por Dom Pedro I, instituindo na província de Pernambuco um corpo de polícia provisório para a cidade do Recife.