terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PMPE LANÇA CARTILHA RURAL NO SERTÃO




Na manhã desta sexta feira (25), o auditório da GERES/Ouricuri foi palco para o lançamento da Cartilha da Patrulha Rural Comunitária da IAS 24, intitulada de Polícia Militar e Comunidade Rural em Defesa da Paz Social. O evento foi promovido pela Diretoria Integrada do Interior II e 7º BPM, que contou com as presenças de patrulheiros rurais, policiais militares, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Sindicatos de Trabalhadores Rurais (SINTRAF), Conselhos de Desenvolvimento Rural, ONG Caatinga e de outras entidades.
Editada por oficiais da Corporação, o material educativo possui informações sobre pontos estratégicos da Operação Divisa Segura e telefones para contatos com as Unidades das Polícias coirmãs dos Estados do Ceará e Piauí das cidades que fazem divisa com Pernambuco. 

A Cartilha também traz em seu conteúdo orientações sobre filosofia de Polícia Comunitária voltada para as comunidades rurais, sobretudo, dos deslocamentos mais rápidos de como chegar aos locais de ocorrências, mostrando as vias de acesso aos distritos, vilas povoados e sítios e suas respectivas distâncias das Unidades Militares mais próximas e sedes das Patrulhas Rurais. Também apresenta a localização de escolas rurais e telefones mais importantes para facilitar a integração comunidade rural, Polícias e demais instituições.

O tenente-coronel Jailson Pacheco Serafim e o capitão Cleiton de Carvalho Cruz, ambos da Diretoria Integrada, fizeram o lançamento da Cartilha da AIS 24, que compreende a cobertura dos municípios de Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Bodocó, Araripina, Trindade, Ipubi, Exu, Moreilândia e Granito. No total foram distribuídas 600 Cartilhas com os policiais militares, convidados e lideranças comunitárias.

Também foi apresentado o desempenho das Patrulhas Rurais do 7º BPM, que ano passado executou 175 prisões em flagrante, 189 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e apreendeu 224 armas de fogo na Zona Rural do Araripe, entre junho a dezembro de 2012. Tais indicadores contribuíram para que a AIS 24, obtivesse uma redução de 49% de homicídios na Zona Rural no ano de 2012.