segunda-feira, 11 de novembro de 2013

BANDA DE MÚSICA DA PMPE COMEMORA 140 ANOS DE FUNDAÇÃO


A Banda de Música da Polícia Militar de Pernambuco, também conhecida como Maestro Capitão Zuzinha, comemora este mês seus 140 anos de existência e vários eventos foram programados em alusão à data.

Na última terça-feira (05), a Assembleia Legislativa do Estado realizou uma homenagem ao Corpo Musical, onde várias lideranças políticas prestigiaram e parabenizaram os integrantes da banda, entre eles, o presidente da casa, o deputado estadual Guilherme Uchoa, que destacou o talento e a dedicação dos músicos. Ele ainda informou que, recentemente, sugeriu ao governador Eduardo Campos a viabilização da entrada de novos integrantes no conjunto.

O comandante e regente da Banda, tenente Dilion da Silva, recebeu uma placa comemorativa da Casa Legislativa e agradeceu a iniciativa lembrando que as bandas militares foram criadas para animar os combatentes nas batalhas. Houve também, durante a solenidade, o lançamento do livro “Nossa Banda” de autoria de Samuel Germano de Oliveira e Izabella Nóbrega de Melo sobre integrantes da corporação militar.

O encerramento das festividades aconteceu com a Cerimônia Militar no Teatro Guararapes (07) e com uma apresentação promovida no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na sexta-feira (08).

HISTÓRIA - Subordinado à assistência do Comando Geral da Corporação, o Corpo Musical é composto pela Banda de Música, Big Band, Conjunto Musical PM Banda Show, Grupo de Louvor, Grupo Villa Lobos, Grupo Pé de Serra e pelo Quinteto de Sax e Clarinete. Atualmente, a Banda da PMPE está sob o comando do primeiro-tenente Dilion da Silva e do segundo-tenente Josebias de Siqueira.

Ao longo de sua história, o grupo esteve sob a batuta de vários regentes com destaque para o capitão José Lourenço da Silva, o Capitão Zuzinha, um dos mais conceituados compositores de Pernambuco. Entre as décadas de 1930 e 1940, ele teve o trabalho reconhecido nacionalmente, chegando a ser considerado precursor do frevo pernambucano atual.