quarta-feira, 13 de julho de 2011

Câmeras da SDS irão monitorar principais corredores bancários


Seis dos grandes corredores da Região Metropolitana do Recife que abrigam maior quantidade de postos de atendimento e agências bancárias irão ser monitoradas 24 horas pela Central de Videomonitamento da Secretaria de Defesa Social – SDS. Até o final do ano, 400 novas câmeras serão instaladas. O Departamento de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio – Depatri realizou estudos através de georefereciamento e pontuou onde as câmeras serão instaladas para coibir as ocorrências a roubos e furtos a bancos. Cerca de 45 equipamentos atenderão aos grandes corredores.
Segundo o mapeamento nessas avenidas se concentram 11,44% do total de agências registrada em Pernambuco. O estudo foi realizado pelo serviço de inteligência do Departamento. De acordo com o delegado Antônio Barros, no total, as avenidas contempladas são os endereços de 61 bancos. Através do Plano Estadual Pacto pela Vida, até o final do ano, serão instaladas 400 novas câmeras na RMR e mais 400 em cidades com mais de 100 mil habitantes, no início do próximo ano. Dessa forma o Estado passará a contar com 1.037 câmeras.

Segundo o secretário Wilson Damázio, além do Depatri, o Departamento de Repressão ao Narcotráfico e a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente são alguns dos órgãos que estão produzindo estudos para definir quais os pontos em que deve haver monitoramento 24 horas. Nas avenidas contempladas com o projeto os bancos estão distribuídos da seguinte forma: 53 em postos de combustíveis, 60 em farmácias, 12 em casas lotéricas e seis em agências dos correios. Em Pernambuco existem 533 agências, 1.454 postos.
A princípio serão contempladas as avenidas Caxangá, Domingos Ferreira; Conselheiro Aguiar; Bernardo Vieira de Melo (Jaboatão); Mascarenhas de Moraes e Getúlio Vargas, em Olinda. “O bandido mais qualificado presta atenção se há câmeras próximas aos estabelecimentos onde eles pretendem fazer as investidas. A instalação delas vai afastá-los”, afirmou Antônio Barros.
Segundo o secretário Wilson Damázio no início do ano a SDS apresentou proposta de instalação de câmeras em parceria com os bancos. “ As instituições acharam o projeto caro. Por isso, o governo vai bancar a instalação”, concluiu.
Fonte: Secetaria de Defesa Social.