sexta-feira, 8 de julho de 2011

Parcerias agilizam implantação no novo RG


O Secretário de Defesa Social, Wilson Salles Damázio, participou na tarde desta quarta-feira (06), de uma reunião na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco - TER-PE, com o objetivo de agilizar a implantação do Registro de Identificação Civil – RIC. Itamaracá será a primeira localidade do Estado a ser beneficiada com o RIC e após o recolhimento das assinaturas digitais, os documentos serão emitidos e entregues à população pelo Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB.
A parceria foi firmada entre a Secretaria de Defesa Social - SDS, Polícia Federal - PF e Tribunal Regional Eleitoral - TRE-PE. O IITB irá colaborar com o suporte técnico, disponibilizando peritos datiloscopistas para realizarem a coleta das assinaturas digitais e o espaço físico para a realização do serviço. O TRE-PE irá ajudar através dos kits biométricos, que já estão sendo utilizados no recadastramento eleitoral.
O secretário Wilson Damázio comemorou a sociedade. "Estamos felizes com mais esta parceria. Pernambuco sempre na vanguarda” exclamou. O documento estará implantado até o final de agosto.
O RIC será emitido com certificação digital, possibilitando maior segurança nas redes de comunicação, redução de fraudes e crimes na internet, entre outras vantagens. Com a inclusão do Certificado Digital algumas ações que antes só eram realizadas na presença do interessado poderão ser feitas pela internet com o emprego da identificação virtual.
Participaram da reunião o Desembargador e presidente do TER-PE, Ricardo Paes Barreto, o Presidente Nacional do Instituto de Identificação da Polícia Federal, Marcos Elias, o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino e o Gestor do IITB Jandir Carneiro Leão. O RIC, é um novo documento único pelo qual os brasileiros serão identificados na sociedade possibilitando ao cidadão ter um número nacional baseado em suas impressões digitais.