quarta-feira, 6 de julho de 2011

SERTÃO GANHA 1ª PISTA DO MÉTODO GIRALDI


Se depender da pista para realização do treinamento do método Giraldi - técnica criada para evitar ao máximo o uso da arma de fogo - os profissionais de segurança pública, lotados no Sertão Pernambuco, poderão se aprimorar a partir de agora. É que a Secretaria de Defesa Social através da Polícia Militar de Pernambuco inaugurou na última sexta-feira (01), no 5° Batalhão, localizado em Petrolina, o primeiro Centro de Preservação da Vida - Pista de Tiro Defensivo – onde é aplicado o método Giraldi.
O Comandante Geral da PM, Coronel Tavares Lira, representando o secretário de Defesa Social Wilson Damázio, informou que a inauguração da pista vai possibilitar o treino de policiais militar e civis na técnica da arma de fogo preservando a vida de terceiros e de policiais. “Com essa criação poderemos trazer o curso de Cabo, que atualmente, é realizado em Recife, que tem duração de 30 dias”, comemorou.


Além de Petrolina, a pista que mede 20 x 60 metros, também existe em Recife, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns. Nos últimos dois anos, segundo a Gerência de Integração e Capacitação da SDS, concluiu o treinamento do Método Giraldi 1.259 profissionais de segurança pública, dentre Militares, Civis, Científicos e Bombeiros.
Dentre as autoridades presentes estavam o Comandante do Policiamento do Sertão II, coronel Elimar Lopes, o gestor da Polícia Civil delegado Glaucos Menck além do secretário de Ordem Pública da Prefeitura Municipal de Petrolina, Marcello Cavalcanti e o chefe de gabinete, Joselito Ribeiro, representando o prefeito Julio Lossio.
Segundo o comandante do 5° Batalhão, Tenente Coronel Ailton Teles, a técnica visa à segurança do indivíduo e do policial. “Este é um método defensivo. “Utilizamos alvos móveis simulando uma situação real através da negociação para preservar a vida do policial e dos indivíduos”, disse.


Simulação - No final do evento, policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante – GATI, realizaram uma demonstração da técnica em situações de rotinas. Segundo o capitão Marcondes Ferraz, um dos instrutores do Método Giraldi, o curso para usuário é realizado dentre de quatro dias. “Para ser instrutor, o policial precisa se especializar dentre de sete dias”, explicou.
Desenvolvido pelo coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Nilson Giraldi, com base nos princípios de direitos humanos das Nações Unidas e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o "Método Giraldi" tem como objetivo prender criminosos evitando ao máximo a ocorrência de tiroteios. “Para se assemelhar com situações reais, os policiais treinam usando o mesmo uniforme, armamento, munição e equipamentos utilizados no policiamento ostensivo real”, concluiu o capitão. O Método Giraldi já é aplicado em vários estados do Brasil e faz parte da grade curricular dos policiais militares, além de já ter sido difundido no México e Peru.