sexta-feira, 22 de julho de 2011

ESCLARECIMENTOS - COMANDO GERAL

Prezados Comandantes, Chefes e Diretores, nesse primeiro semestre, apesar de todo o investimento feito pelo Governo do Estado e dos esforços de todos os segmentos que compõem o Plano Estadual de Segurança Pública -“Pacto Pela Vida”, nem todos os Territórios e Áreas Integradas de Segurança conseguiram alcançar os 12% de redução dos crimes violentos letais, intencionais (CVLI), mesmo tendo-se conseguido uma importante redução desses crimes em relação ao mesmo período do ano anterior, ficando, assim, garantida a percepção do PDS – “Prêmio de Defesa Social” para os integrantes daquelas Unidades Operacionais que conseguiram alcançar a meta de redução de 12% do CVLI. Caso o Estado batesse a meta, todos os integrantes da Corporação(administrativos e operacionais) receberiam o PDS.
Estamos, agora, diante de um grande desafio e também de uma grande oportunidade, já que estamos iniciando o segundo semestre e o PDS, por decisão do Governador do Estado, passou a ser apurado e pago semestralmente. Precisamos do esforço de todos para revertermos a atual situação do CVLI e conseguirmos esse objetivo. A diretriz governamental é a de termos o máximo possível de efetivo na atividade-fim, dando visibilidade, efetividade, eficiência e eficácia às ações de polícia. Todos sabemos da grande importância que tem a atividade-meio da Corporação para que a área operacional possa desempenhar bem o seu papel. Mas a situação atual é de combate, e um combate duro, em que temos que juntar forças em torno desse objetivo comum, que irá trazer benefícios a todos e a cada um em particular. O Chefe do EMG foi por mim incumbido de realizar um diagnóstico e o enxugamento do efetivo, deixando em cada setor administrativo apenas o mínimo necessário para que os serviços internos não sofram solução de continuidade, otimizando-se os sistemas da Corporação e empregando-se diariamente uma fração do pessoal da atividade-meio no policiamento dos principais logradouros do centro expandido do Recife.
 Sei perfeitamente que, com algumas medidas de gestão e o engajamento de todos para otimizarmos o emprego dos meios disponíveis, conseguiremos colaborar decisivamente para melhorar a segurança pública em geral,  bater a meta e garantir o PDS para todos.
Portanto, conto com vosso apoio e colaboração em mais esta missão, esclarecendo e motivando vossos setores subordinados, pelo que, desde já, agradeço.

Atenciosamente,

ANTÔNIO CARLOS TAVARES LIRACel PM

  Comandante Geral