terça-feira, 27 de setembro de 2011

Emoção marca solenidade de conclusão do curso de formação de sargentos da PMPE

Em mais uma ação do Pacto pela Vida foram formados na tarde desta quinta (22) 156 sargentos da PM com investimento na ordem de mais de 500 mil reais.
Desde 2007 o governo de Pernambuco vem construindo uma política de segurança pública com o objetivo de reconstruir as instituições policiais, não só fortalecendo a Secretaria de Defesa Social, como também resgatando uma instituição centenária como a Polícia Militar. Atendendo as linhas de ações do Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto Pela Vida foram formados na tarde de desta quinta (22) 156 novos sargentos da PMPE. Esta é a primeira turma na gestão do governador Eduardo Campos, que já formou mais de 10.200 novos profissionais de segurança que colaboram na redução da criminalidade em todo o Estado.
“É com grande satisfação que estou no comando da segurança pública nessa fase em que o Estado atinge índices decrescentes na curva da violência. Agradeço o empenho do governador Eduardo Campos em saldar uma dívida antiga com os integrantes da Corporação, ao realizar cursos e concursos que permitem a ascensão profissional dos militares. Sintam-se privilegiados por integrarem a Polícia Militar de Pernambuco e por viver esse momento histórico da segurança pública”, disse o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
Em suas palavras Damázio, reforçou ainda a importância do trabalho a ser desempenhado pelos novos sargentos. “Vocês serão o elo entre a tropa e seus comandantes. Contamos com vocês para continuarmos combatendo a criminalidade em nosso Estado. Honrando o compromisso do governador em recompletar a SDS e seus órgãos operativos, e com isso garantir o cumprimento das metas previstas no Plano de Segurança Pública”, disse.
Os novos sargentos formados pela Academia Integrada de Defesa Social - ACIDES tiveram 738 horas/aula no curso de formação, que iniciou em maio de 2011 e custou mais de 500 mil reais. Com duração média de cinco meses os militares tiveram aulas teóricas e práticas. Dentre as disciplinas cursadas estão gestão de pessoas, direito penal aplicado à atividade policial, direitos humanos, uso progressivo da força, técnicas de policiamento ostensivo, tiro defensivo na preservação da vida (método Giraldi) dentre outras. “A formatura de vocês é o coroamento da dedicação a vida militar e a segurança pública. Agradeço o empenho de todos os militares no combate e violência, com trabalho e compromisso continuaremos a cumprir as metas previstas no Pacto Pela Vida”, falou o Comandante Geral da PMPE, coronel Tavares Lira.
De acordo com o plano de carreira de praça em serviço ativo na PMPE, Lei Complementar nº 134, de 23 de dezembro de 2008, os militares atendendo os requisitos da referida legislação, podem chegar ao posto de major ainda no serviço ativo e tenente-coronel quando da passagem para a reserva remunerada, uma conquista almejada pelos policiais militares. As três primeiras classificações no curso foram conquistadas por Wellington Ferreira de Souza, Taciana Sales Monteiro e Danilo Vilela da Silva, respectivamente 1°, 2° e 3° lugares.
Para um dos mais novos sargentos da PMPE, o momento é de agradecimento, comemoração e felicidade. “É com alegria que concluo mais esta etapa de minha vida militar. Uma conquista sem precedentes que agradeço a Deus”, ressaltou o sargento Ivanildo Moreira que está a sete anos na Corporação. Acompanhado de sua esposa e filho, também vestido de militar, não escondia a felicidade por mais um posto galgado dentro da Instituição.
Como reforço no combate a violência em Pernambuco, a secretaria de Defesa Social, tem investido forte na formação e capacitação de seus profissionais de segurança. De acordo com o previsto no Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto Pela Vida teve início no dia 12 de setembro deste ano, mais uma turma de formação de soldados do Corpo de Bombeiros.
Feliz em tornar-se um sargento, Nilson Gomes, ressaltou o comprometimento dos militares ao concluírem o curso. “Vamos continuar colaborando no combate a violência mantendo decrescentes os índices de criminalidade para proporcionar segurança aos pernambucanos”, disse o mais novo sargento que está a 22 anos na PMPE e trabalhava no Grupo de Apoio Tático Itinerante – GATI do 11° BPM sediado em Apipucos.
Também esteve presente a solenidade militar, o chefe do Estado Maior Geral da PMPE, coronel Carlos Feitosa; o Corregedor Geral da SDS, Sidney Lemos; o Secretário Executivo da Casa Militar, coronel Eduardo José Pereira da Silva, Comandantes, Chefes e Diretores da PMPE, dentre outras autoridades militares e civis.
Fonte: Secretaria de Defesa Social