terça-feira, 27 de setembro de 2011

TENENTE DA PMPE VOLTA DA MISSÃO DE PAZ NA ONU

OFICIAL da PMPE recebendo medalha do embaixador do Brasil em Timor Leste

O tenente da Polícia Militar de Pernambuco Mauro Calado viveu uma experiência única. Durante um ano, ele foi um dos mais de 1.600 policiais estrangeiros que serviram nas Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), estando entre os 20 brasileiros selecionados para atuar no Timor Leste.

Durante os sete primeiros meses de sua estada no país do sudeste asiático, Calado trabalhou no Distrito de Oecusse, ficando responsável pela fiscalização, administração e implantação de ações comunitárias com os integrantes da polícia local e moradores da região.

“O objetivo principal da nossa presença no Timor Leste, além de garantir a paz, era repassar táticas de segurança e técnicas de administração aos policiais timorenses, bem como ensinar a eles como lidar com a população, dentro dos preceitos dos Direitos Humanos”, informou o tenente.

Nos cinco meses finais da missão, o oficial foi transferido para a capital do país, Dili, onde serviu no Quartel Central da Polícia Nacional do Timor Leste (PNTL), criada em 2002 pela ONU, onde foi o responsável pelas instruções de manuseio e manutenção de armamentos, além de noções de patrulhamento ministradas aos profissionais timorenses.

“Foi muito importante como experiência pessoal e profissional atuar com pessoas de outra cultura, língua e costumes”, disse. Ele ainda enfatizou ter sido surpreendente vivenciar tudo o quê presenciou no Timor Leste, principalmente por ter de superar por muitas vezes o sentimento de solidão e de saudade do Brasil.

“A situação de ter de driblar as dificuldades de comunicação, mesmo sabendo falar inglês, e morar longe da família e de amigos, fizeram-me evoluir e recomendo a qualquer um viver essa experiência”, falou emocionado.

INGRESSO – Para integrar a Missão de Paz da ONU o tenente Calado precisou passar por um teste de fluência escrita e oral da Língua Inglesa, promovido pelo Comando do Exército Brasileiro, em Brasília, que é a instituição responsável pela seleção dos profissionais interessados em integrarem as Forças de Paz. Houve ainda um exercício prático de Tiro, com os armamentos utilizados pelas tropas da ONU e ainda um segundo teste de fluência em inglês já no Timor Leste.

Fonte: FOTO: TENENTE CALADO/18ºBPM/CPM-PMPE