terça-feira, 11 de setembro de 2012

PROJETO MUSICAL DA PMPE RESGATA VIDAS EM COMUNIDADE VULNERÁVEL




Uma aula inaugural realizada na tarde desta quarta-feira (5) legitimou o lançamento do Projeto PMPE – Policiar, Musicalizar e Proporcionar Expectativas na comunidade do Iraque, bairro da Região Metropolitana do Recife. O evento contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Luis Aureliano; do coordenador Estadual de Polícia Comunitária, coronel Gilmar Araújo; do representante da Sociedade Amigos da Briosa, coronel Carlos Bezerra; da gestora da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, Cilene Rocha, da presidente da Academia de Música, Leny Amorim, bem como a participação de 60 crianças e adolescentes da comunidade.

A solenidade também foi marcada pela presença de 64 alunos da comunidade Monte do Bom Jesus, bairro do Centenário, em Caruaru, Agreste do Estado, localidade que se iniciou o projeto em 2011. Na época, esse local apresentava altíssimos índices de tráfico e consumo de drogas, bem como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Durante a programação, além da participação da Banda de Música da PMPE e dos meninos do Monte Bom Jesus, uma homenagem foi prestada aos alunos que estão iniciando o curso. Foi entregue de forma simbólica, o instrumento que mais representa a figura de um estudante iniciante de música, a flauta doce. 

MÉTODO - A metodologia do ensino conta com aulas de música ministradas por integrantes da Banda de Música da PMPE, bem como a colaboração dos pais e entidades locais, envolvendo toda a comunidade.
Essa estrutura, com a parceria da Academia Pernambucana de Música, propõe-se a envolver a sociedade em um projeto social inovador e com resultados expressivos, resgatando vidas que poderiam ser corrompidas pela criminalidade. Assim, geram-se não expectativas e profissionalizações, mas também esperanças para jovens de uma comunidade tão vulnerável à violência