segunda-feira, 7 de maio de 2012

40 PMS CONCLUEM CURSO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA

 

Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (3) no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados de Pernambuco (CEFOSPE), 40 policiais militares participaram da cerimônia de conclusão do curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária, programa do Governo Federal voltado para vencer o crack. Marcou presença o secretário de Defesa Social (SDS), o delegado Wilson Damázio; bem como o comandante da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Tavares Lira.

 

Além do secretário da SDS e do comandante da PMPE, a mesa foi composta pelo superintendente de Segurança Penitenciária da Secretaria de Ressocialização (SERES), coronel Fernando Melo, que representou o secretário executivo da SERES, coronel Romero Ribeiro; o gerente geral de Articulação Institucional e Integração Comunitária da SDS, Manoel Caetano; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Casa Nova; e representando os Programas de Prevenção da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Cristina Villa Nova.

 

O curso teve duração média de dez dias com 80 horas/aulas, onde foram ministradas aulas por policiais militares e civis nas disciplinas de Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Relações Interpessoais, Resolução Prática de Conflitos, Teoria sobre Polícia Comunitária e Mobilização Social. Os PMs capacitados atenderão toda área do Governo Presente, além de bairros que integram os 13° e 16° BPM.

 

No final, o secretário da SDS, Wilson Damázio, destacou a importância do curso. “É um desafio para vocês concluintes e multiplicadores, pois estamos nesse quadrimestre reduzindo a violência em 12% e assim evitando a criminalidade tirando de circulação os traficantes, assaltantes e homicidas”, enfatizou o secretário elogiando o governador Eduardo Campos pela disposição e o compromisso com a sociedade pernambucana.

 

CURSO – O segundo curso, que começa em 14 de maio, também vai ser direcionado aos policiais militares, correspondente a rede de atenção e cuidado; o terceiro, voltado para agentes civis e entre outras abordará o uso diferenciado da força.

 

A conclusão dos três cursos está prevista para o final de 2012, onde serão formadas nove turmas com 40 alunos cada, com investimentos para a capacitação oriundos do Senasp.