terça-feira, 22 de maio de 2012

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO DE TIRO DOS 187 ANOS DA PMPE

 



COMPETIÇÃO será na próxima 6ª feira (25)


1. INTRODUÇÃO
A presente competição está sendo realizada para as comemorações do 187º aniversário da PMPE e será realizada na sede da 1ª CIOE sob a coordenação da citada Unidade. Esta competição será destinada a policiais e convidados.

2. INSCRIÇÕES
As inscrições serão feitas através de ofício destinado à 1ª CIOE ou contato direto com a comissão organizadora do evento através dos telefones (81) 3181-1850 e (81)9488-5744 – Tenente PM PIRES.
Cada Unidade da PMPE e convidados (EB, Aeronáutica, PF, PC, PRF, BM) poderão inscrever no máximo 04 quatro competidores.
1.    Esses competidores irão competir na categoria individual e na categoria por equipe, sendo esta composta por 01 um Oficial e 02 dois praças que obtiverem o melhor resultado.
2.    En virtude da CIOE ser a organizadora do evento, esta está autorizada a inscrever 10 policiais da OME, concorrendo apenas com uma equipe definida antes da competição.

3. A COMPETIÇÃO
A competição ocorrerá em duas categorias, sendo uma individual e a outra por equipe.
3.1. a competição individual ocorrerá simultânea com a competição por equipes e estas ocorrerão no dia 25/05/2012 as 08h.
3.1.1. a competição constará de uma única prova tanto para a categoria individula como na categoria por equipe.
3.1.1.1. O fator será obtido através da pontuação máxima obtida na pista menos os erros de procedimentos/penalidades divididos pelo tempo obtido para a conclusão da pista.
3.1.2. Esta pista de tiro terá a utilização de dois armamentos distintos. Uma arma será a de arma de porte – pistola calibre .40 e a outra será a arma portátil – submetralhadora calibre .40.
3.1.3. O critério de desempate entre competidores será o maior número de acertos na maior pontuação (alfa) do alvo pontuável.
3.2. A competição por equipes ocorrerá simultaneamente com a competição individual e ocorrerá no dia - 25/05/2012.
3.2.1. A equipe será composta por 03 (três) competidores, dos quais 01 (um) oficial e 02 (dois) praças, sendo escolhidos através dos três melhores fatores.
3.2.2. Cada Unidade ou convidado somente poderá participar com uma única equipe.
3.2.5. O resultado (fator) obtido pelo integrante da equipe, será utilizado para critérios de pontuação por equipe.
3.2.6. A pontuação final da equipe será dada pela média aritmética dos fatores obtidos pelos integrantes da equipe.
3.3. A pontuação será da seguinte forma:
3.3.1. Nos alvos de papelão pontuáveis:
área mais interna (alfa) – 5 pontos;
área intermediária (charlie) – 3 pontos;
área mais externa (delta) – 1 ponto.
3.3.2. Nos alvos metálicos:
5 pontos, para serem pontuados esses alvos deverão cair ao solo.
3.3.3. Nos alvos de papelão não pontuáveis (REFÉNS):
10 pontos negativos. Esses alvos serão penalidades ao atirador
3.3.4. Erros de procedimento (penalidades):
10 pontos negativos.

4. ARMAMENTO, MUNIÇÃO E ACESSÓRIOS
4.1. O armamento utilizado por cada participante será o armamento de serviço operacional (arma de fábrica, sem modificações) e será no calibre .40.
4.2. Caso o participante não possua arma no calibre .40 ou arma de fábrica a Unidade organizadora do evento cederá, sob recibo de material bélico, o armamento para a realização da pista de tiro.
4.3. As munições utilizadas durante a pista de tiro será fornecida pela Unidade organizadora do evento e todas serão do mesmo lote.
4.4. Caso o participante queira participar com munição própria, esta será permitida.
4.5. O uniforme para participação dos competidores será o operacional.
4.5.1. Caso exista competidores civis, estes terão que utilizar calças compridas e camisas de manga.
4.6. O participante somente poderá utilizar coldre policial.
4.7. será obrigatório o uso de óculos de proteção, abafadores/protetores auriculares e coletes balísticos.

5. REGULAMENTO
5.1. As regras utilizadas durante a competição serão as “regras de competição para armas curtas”, edição de janeiro de 2012, da Confederação Brasileira de Tiro Prático.
5.2. Estas regras estarão à disposição dos competidores na Unidade organizadora do evento.

6. DESCLASSIFICAÇÃO
6.1. O competidor que cometer uma infração de segurança ou qualquer outra atividade proibida durante uma competição da IPSC será desqualificado e ficará proibido de tentar as pistas de tiro restantes.
6.2. O competidor que causar um disparo acidental deve ser parado pelo Range Officer logo que possível. Define-se disparo acidental da seguinte maneira:
6.2.1. Disparo que passa sobre o para-balas; ou disparo em qualquer outra direção especificada na descrição da pista (“briefing”) pelos organizadores da prova como insegura.
6.2.2. Disparo que atinge o chão a menos de 3 metros do competidor, a não ser quando efetuado sobre um alvo de papel situado a menos de 3 metros do competidor.
6.2.3. Disparo que ocorre enquanto o competidor efetivamente carrega, recarrega ou descarrega uma arma.
6.2.4. Disparo que ocorre em movimento, exceto enquanto atirando nos alvos.
6.3. Permitir que o cano (“boca”) de uma arma aponte em direção oposta ao para-bala (“uprange”), ou ultrapasse os ângulos de segurança específicos durante a pista de tiro ou o padrão, ou aponte para qualquer parte do corpo do competidor durante a pista de tiro.
6.4. Se a qualquer momento durante a pista de tiro, o competidor deixar a arma cair ou provocar sua queda, carregada ou não.
6.5. Deixar de manter o dedo fora do guarda-mato durante o municiamento, remuniciamento ou desmuniciamento e enquanto estiver em movimento, exceto se estive efetuando disparos nos alvos pontuáveis.
6.6. Os competidores serão desqualificados por comportamento que o Range Officer julgar não esportivo.

7. ARBITRAGEM
Serão convidados para o evento árbitros oficiais (R.O.’s) para conduzires as competições.

8. PREMIAÇÃO
8.1. As premiações das categorias individual e por equipe ocorrerá no dia 25/05/2012 após o término da competição.
8.2. A categoria individual será premiada do primeiro colocado ao oitavo colocado.
8.3. A categoria por equipe será premiada do primeiro colocado ao terceiro colocado.