sexta-feira, 21 de outubro de 2011

JOVENS SE FORMAM EM CURSO DE COMBATE ÀS DROGAS E VIOLÊNCIA

CERIMÔNIA de formatura aconteceu na 3ª feira (18)

Visando desenvolver a cultura da paz e a prevenção ao uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, a Polícia Militar de Pernambuco finalizou mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e dessa vez foram atendidos mais de 300 estudantes do Centro Educacional Raquel de Queiroz (Ceraque) localizado na cidade de Salgueiro, no Sertão do estado.
A formatura foi realizada na última terça-feira (18) no Talismã Hall e contou com as presenças do prefeito em exercício do município sertanejo, Luiz Carlos; dos educadores do Ceraque, instrutores do programa; familiares dos estudantes, do comandante do 8° Batalhão, Walme Souza; além do gestor de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) da Secretaria de Defesa Social, João Evangelista; entre outras autoridades civis.
A dinâmica do Proerd mostra que a conversa e educação são os melhores caminhos no combate ao tráfico e consumo de drogas entre crianças e adolescentes, através de um curso desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família, professores e da comunidade escolar. Todos os alunos participantes receberam certificados de conclusão, sendo que alguns foram entregues simbolicamente por educadores e convidados.
Para a estudante Wedina Beathiz, o Proerd teve uma contribuição bastante positiva em sua vida. “Foram abordados assuntos já trabalhados em sala de aula e que a polícia veio para dar uma maior ênfase e nos incentivar a dizer não as droga e a violência”, destacou. De acordo com a gestora escolar, Socorro Alves, o Proerd é muito significativo, por ser um apoio na luta contra os males que destroem a família e a vida.
O gestor da GPAC, João Evangelista, ressaltou que esse é um trabalho levado para todo o estado, com muita aceitação e resultados fantásticos. “Temos uma meta a atingir que até o final do ano 50 mil jovens sejam atendidos pelo curso. Estamos trabalhando com a nova geração do Brasil e esse é um trabalho onde os resultados não são imediatistas, eles vão surgindo a longo e médio prazo e temos o total apoio do secretário e do Governo”, pontuou.
Fonte: FOTO: PROERD/PMPE