sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DIA DO SOLDADO E 60 ANOS DA RADIOPATRULHA


 
Solenidade aconteceu no Quartel do Comando Geral no Derby
Homenagem ao fundador do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), entrega de medalhas por tempo de serviço e de comandos, além da entrega de certificados aos destaques operacionais e administrativos do BPRp e do recém-criado Batalhão Derby, tudo fez parte da cerimônia promovida na manhã desta sexta-feira (26), no quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco.
A solenidade foi presidida pelo secretário-executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho, que representou o titular da pasta, Wilson Damázio. Tradicionalmente, o Dia do Soldado é comemorado dia 25, mas em função de uma reunião do Pacto pela Vida realizada ontem, com a presença do governador Eduardo Campos, a comemoração foi transferida para hoje.
O início aconteceu com a canção da Radiopatrulha, cujo lema é o Dever de Bem-servir e, em seguida, a tropa chefiada pelo capitão do BPRp, Haner Williams, composta por frações da própria unidade aniversariante e dos Batalhões de Polícia de Trânsito (BPTran), de Choque (BPCHoque), de Guardas (BPGd), e das Companhias de Policiamento com Motos (CIPMotos), de Meio Ambiente (Cipoma), de Apoio ao Turista (Ciatur), de Operações Especiais (CIOE) e de Cães (CIPCães), prestaram as honras militares às autoridades civis e militares presentes.
Em seguida, foram lidas as palavras do comandante geral da Corporação, coronel Antônio Carlos Tavares Lira, cujo discurso relembrou a importância da data - dia do nascimento de Duque de Caxias - e da vivência amiga na caserna, bem como os bons exemplos os quais devem ser sempre seguidos. “Ser soldado é muito mais do que empenhar uma farda, é buscar incansavelmente o bem-comum, mesmo com o risco da própria vida. É dedicar-se aos ideais sacrificando os seus próprios”, pontou o oficial. Ele ainda frisou a importância dos bons serviços prestados à sociedade pernambucana pela Raio, como é também carinhosamente denominada a Radiopatrulha.
Oficiais e praças da instituição foram agraciados com as Medalhas de Tempo de Serviço (MTS) 1 e 2, passadores bronze e prata, respectivamente, que equivalem à 10 e 20 anos de serviços prestados na Corporação. As medalhas foram entregues pelo secretário-executivo, pelo comandante geral, e pelo chefe do Estado Maior da PMPE, coronel Carlos Feitosa. Após, houve a entrega dos distintivos de comandos para coroneis, tenentes-coroneis e majores da instituição.
Houve ainda uma homenagem aos policiais militares lotados nos setores operacional e administrativo do BPRp - concedida por seu atual comandante, o tenente-coronel Arlis Gadelha - e do Batalhão Derby, que se destacaram no ciclo 2010/2011, com o recebimento de certificados. O comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel Ricardo Dantas parabenizou todos os agraciados, principalmente a única soldado feminina que integrou o quadro dos 16 policiais do pelotão operacional de agraciados, tratando-se da PM Ana Gabriela Nogueira.
O ápice da solenidade aconteceu com a apresentação do violinista pernambucano Israel de França, que atualmente integra o corpo musical da Orquestra Sinfoneta de Granada, na Espanha. Ele tocou as Quatro Estações de Vivaldi, Carinhoso de Pixinguinha e fez um pout-porri com Asa Branca de Luiz Gonzaga, e os frevos Vassourinhas e Elefante de Olinda, sendo aplaudido por todos.
Antes do encerramento, o secretário-executivo, Alessandro Carvalho, fez um breve discurso enaltecendo a grandiosidade da data. “Estamos unidos para festejar e honrar os nossos antepassados, os quais deram o sangue por nossa pátria e, destaco ainda, que toda a sociedade confia no serviço que vem sendo realizado pela tropa. Vejo isto nas ruas”, disse. Ele ainda frisou sobre os inúmeros investimentos que já são feitos e continuarão para ampliar os serviços, assim como qualificar ainda mais os profissionais de Segurança Pública integrantes dos órgãos operativos do estado, metas essas constantes no programa de combate à criminalidade e à violência em Pernambuco, o Pacto pela Vida.
Ao final, aconteceu o cântico do Hino de Pernambuco e ocorreu o Desfile Militar em continência às autoridades presentes. Compareceram à solenidade o secretário-executivo de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, e os ex-comandantes da instituição, os coroneis reformados Jorge Luiz de Moura, Romero Leite e Vilarinho Neto.
PRINCIPAL HOMENAGEMA finalidade principal da cerimônia, além de marcar o sexagenário do Batalhão de Rádio Patrulha (BPRp) fundado em 25 de agosto de 1951, e das comemorações alusivas ao Dia do Soldado, foi prestar as devidas homenagens ao fundador da unidade, o general do Exército Roberto de Pessoa, que na época era o comandante geral da Corporação. Por sua iniciativa, foi criada a então Companhia de Rádio Patrulha, tornando-se o embrião das demais unidades especializadas existentes atualmente na PMPE.
A viúva do general de Pessoa, Maria de Assumpção de Pessoa, acompanhada de seus dois filhos, os coroneis do EB Pedro Aurélio e Antônio Carlos, além do neto, o aspirante Roberto de Pessoa Neto, vieram especialmente do Rio de Janeiro para prestigiarem o evento e receberem as honrarias.
Foi-lhes concedida uma réplica do Decreto estadual 37.014, de 23 de agosto de 2011, assinado pelo governador Eduardo Campos, instaurando a nova denominação do BPRp, que passa a ser Batalhão General Roberto de Pessoa Batalhão de Radiopatrulha.