quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Governo forma primeira turma do Proerd com 750 alunos em Belo Jardim


A quadra da Faculdade de Belo Jardim – cidade distante 187 quilômetros da capital pernambucana - ficou lotada para a solenidade de formatura da primeira turma com 750 alunos da rede municipal do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. Os formandos, dos Ensinos Fundamental e Educação Infantil foram prestigiado por diversas autoridades, dentre elas, o prefeito da Cidade e o secretário de Educação municipal.

O programa, que é realizado pela Secretária de Defesa Social - SDS, através da Polícia Militar e em parceria com as Prefeituras e Secretarias de Educação, pretende forma até o final do ano 50 mil jovens no Estado. Ano passado foram formados 18.416 alunos. “O Proerd é mais que um programa. É uma semente de prevenção que está sendo plantada para livrar nossas crianças das drogas. Faz parte da linha de prevenção social do Pacto Pela Vida,” disse João Evangelista, gerente de Prevenção da SDS.

Mudanças – O convívio com os policiais militares transformou a vida dos meninos e meninas que durante dez encontros receberam informações sobre os perigos de se envolverem com as drogas lícitas e ilícitas. O comportamento foi observado até mesmo pelos pais dos alunos. Adriana da Silva Santos, 32 anos, mãe de Andressa da Silva, 10, informou que foi maravilhoso os policiais ministrarem esse curso. “Mudou até mesmo a minha visão da Polícia Militar. Antes eu acreditava apenas que eles eram treinados para prender e agir com agressão. Hoje os vejo com outros olhos. São pessoas maravilhosas, atenciosas e, sobretudo, pacientes com as crianças e com os adultos também”, disse encantada a dona de casa.



“Adorei minha filha ter participado dessas aulas. Hoje eu fico tranqüila porque ela já sabe que não devemos nos envolver com as drogas”, garantiu. Andressa é aluna do 5º ano da Escola Municipal Sebastião Cabral, e disse que seu sonho é ser uma policial militar.
Apesar de tão pequena Rayssa da Silva Monteiro, 5 anos, aluna do Centro de Educação Débora Barbosa, da Educação Infantil, já sabia o que estava fazendo na quadra. “Vou me formar no Proerd”, afirmou. Sua mãe Juliana Monteiro, 26 anos, disse que ficou impressionada com o desenvolvimento de Rayssa. “Ele tem dificuldade na dicção, e por conta disso percebo ela meio tímida. Cada dia, depois das aulas do Proerd a percebia mais solta. Por várias vezes a encontrei cantarolando a música do Proerd e fiquei muito feliz”, disse empolgada a mamãe.
O Secretário de Educação, Wilson Maciel, disse ter ficado feliz com o resultado das aulas do Proerd e informou que pretende expandir o Programa para outras turmas e escolas. “Com isso, vamos desenvolver a cidadania e o compromisso com o social”, ressaltou Wilson.

Na primeira fase de implantação do Proerd, foram contemplados os estudantes do 1º ao 5º ano de cinco Escolas Municipais: o Centro Comunitário Municipal Castelinho, no São Pedro; Sebastião Cabral e Débora Valença, ambas na Cohab I; Antenor Vieira e Jurandir de Brito, localizadas no Santo Antônio.
O prefeito da cidade, Marcos Antônio também falou da importância dos programas de prevenção. “O governo do Estado vem atuando de forma brilhante na prevenção às drogas. Este é um mau que se não for extirpado da sociedade trará sérios danos para as famílias”, afirmou.
O Prefeito Marcos Antônio da Silva, secretário municipal de Educação José Wilson Maciel e o gerente de Prevenção da Secretaria de Defesa Social, João Evangelista, na ocasião representando o secretário Wilson Damázio, parabenizaram os instrutores, soldados da Polícia Militar José Luiz de Freitas e Jonathan Félix Ferreira a quem os chamou de heróis.

 História – O Proerd foi criado em 1983 pelo Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros. Em Pernambuco vem sendo desenvolvido há 10 anos. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.


O Proerd também é ministrado para os pais com o objetivo de reforçar a importância da amizade e supervisão dos filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se longe das drogas e da violência. O Proerd destinado aos pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas. O foco é a prevenção à violência e ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
O poder público através das Prefeituras, Secretarias e Câmeras de Vereadores assim como a iniciativa privada têm sido parceiros importantes para o crescimento do Proerd em Pernambuco.