terça-feira, 16 de agosto de 2011

Reforço no combate à violência: Governo do Estado forma mais 404 novos cabos da Polícia Militar


FORMATURA do novo efetivo de Cabos  
O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social - SDS, realizou na tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Ensino Metropolitano - CEMET I no Curado, o encerramento do segundo Curso de Formação de Cabos - CFC PM / 2011.2. O curso que teve início no dia 06 de julho formou 404 novos cabos da PMPE para atuar no combate à violência na Capital, Região Metropolitana do Recife e Interior, a fim de manter decrescentes os índices de criminalidade em todo o Pernambuco.
Desde o início da primeira gestão do Governador Eduardo Campos, iniciada em 2007 até o momento já foram formados cerca de 3.800 cabos da Polícia Militar. Os novos cabos foram formados pela Academia Integrada de Defesa Social - ACIDES e tiveram 170 horas/aulas, com disciplinas teóricas, além do estágio prático relativo à função.
De acordo com Manoel Caetano, Gerente Geral de Articulação Institucional e Integração Comunitária da SDS - GGAIIC, que representou o secretário de Defesa Social em exercício, Alessandro Carvalho, o Governo do Estado tem investido fortemente no aperfeiçoamento dos profissionais da segurança pública. "Em 2011 cerca de 750 militares já participaram do CFC da PM. É uma imensa satisfação estar mais uma vez aqui encerrando mais um curso de formação", ressaltou.
Dentre as disciplinas ministradas para os policiais militares estão Direitos Humanos, Uso Progressivo da Força, Instrução de Tiro Defensivo com Preservação da Vida, Técnicas de Abordagem e Polícia Comunitária, dentre outras. O coronel Marcos Campelo Lira, Diretor de Gestão de Pessoas da PMPE, na ocasião representando o comandante geral, coronel Tavares Lira, parabenizou os formandos em nome do comando. "É uma satisfação para todos que fazemos a Polícia Militar de Pernambuco vê os senhores ingressando numa nova fase na carreira militar. Que os senhores continuem com o excelente trabalho, para que cada vez mais possamos atingir as metas estabelecidas no Pacto Pela Vida, na garantia de uma sociedade mais segura", frisou.
O primeiro colocado do curso foi o cabo PM Jaildo Clementino da Silva, que atingiu a média geral de 9.9. "Para mim é um momento de muita alegria, resultado de muita dedicação e da ajuda dos companheiros, a quem agradeço, porque sem a ajuda um do outro a gente não consegue nada", afirmou. O segundo e terceiro lugar ficaram com o cabo PM José Maviael dos Santos Souza, com média 9.87 e com o cabo PM Luiz Antônio Luna, média 9.83, respectivamente. O incentivo ao companheirismo, dentre outras atitudes, é uma característica do treinamento militar.
De acordo com o comandante do CEMET I, tenente coronel José Colares, os militares são orientados a agirem com ética e comprometimento. "Como defensores da sociedade temos que agir pautados no compromisso ético não apenas no ofício, mas na vida", ressaltou.
Colares ainda falou sobre o papel desempenhado pelo Centro de Ensino na colaboração do serviço prestado pelos policiais e nos resultados obtidos pelo Plano Estadual de Segurança Púbica. "O CEMET tem contribuído decisivamente para o sucesso do Pacto Pela Vida, por meio da formação e aperfeiçoamento dos profissionais", acrescentou.
A solenidade contou ainda com a presença de várias autoridades civis e militares, dentre elas o comandante do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso - RPMon, tenente-coronel Fernando Eduardo da Silva Álvares; do comandante da Companhia Independente de Policiamento com Cães - CIPCães, Major Rômulo Lamenha e do comandante do 19 Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Silva Neto, dentre outras.
FONTE: Secretaria de Defesa Social.