sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sertão do Moxotó mantém decrescentes os índices de violência


SERTÃO do moxotó


Nos primeiros sete meses deste ano a redução na Área Integrada de Segurança – AIS 19 em Arcoverde foi de 27,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
O sertão do Moxotó mantém os índices decrescentes de redução de homicídios no Estado. Nos primeiros sete meses de 2011 a Secretaria de Defesa Social – SDS vem registrando queda nos números de mortes na Área Integrada de Segurança – AIS 19 que compreende as cidades de Arcoverde, Buíque, Sertânia, Custódia, Itaíba, Ibimirim, Tupanatinga, Pedra, Venturosa e Manari. De janeiro a julho deste ano a redução foi de 27,16% em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado a cidade de Arcoverde está há mais de 85 dias sem um homicídio.
Para o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a redução alcançada pela Área Integrada de Segurança é resultado da integração entre os Órgãos Operativos e dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na segurança pública. “Estamos realizando um trabalho em conjunto, unindo forças no combate a violência. Incrementamos o efetivo de nossas forças policiais e estamos investindo forte na prevenção através dos programas sociais desenvolvidos pela secretaria”, reforçou Damázio.
Os resultados estão sendo comemorados pelos Órgãos Operativos da SDS e pela população que vive tranquila numa cidade há meses sem mortes violentas. “A partir de um trabalho integrado entre a Polícia Civil e a Militar estamos conseguindo reduzir os índices de criminalidade em nossa área. São ações conjuntas que estão garantindo a segurança e a tranquilidade dos sertanejos”, reforçou o titular da delegacia 19ª Seccional de Arcoverde, Rômulo Holanda.
De acordo com o delegado da 19ª Secccional, o reforço nas operações como Mandados e Malhas da Lei tem sido importante para alcançar os expressivos números na redução dos homicídios. No primeiro semestre de 2011 a Operação Malhas da Lei responsável pelo cumprimento de mandados de prisão apresentou uma variação de +9,8% em comparação ao mesmo período de 2010. “No ano passado cumprimos 132 mandados de prisão na AIS de janeiro a junho. Neste ano aumentamos para 145 e, em sua maioria os mandados são por homicídio ou tentativa, fato que colabora substancialmente na diminuição dos crimes”, lembrou Holanda.
Outro fator que tem colaborado na queda da violência no Sertão são as operações desencadeadas nos locais onde aconteciam mais homicídios. “Fizemos um mapeamento dos pontos críticos, onde havia mais crimes e reforçamos o efetivo tanto da polícia civil quanto da militar, trabalhando conjuntamente”, acrescentou o delegado.
O combate ao tráfico de drogas também tem sido intensificado na região. De janeiro a junho em toda Área Integrada de Segurança houve um aumento significativo na apreensão de maconha. “Estamos atuando junto com a polícia civil no combate às drogas. No primeiro semestre deste ano houve um aumento de 200% na apreensão de maconha comparado ao mesmo período de 2010. Os números por si só mostram o intenso trabalho que estamos realizando para manter decrescente a curva da violência em nossa região e no Estado”, enfatizou o major Antonio Vieira, subcomandante do 3° BPM sediado em Arcoverde, e respondendo pelo comando da Unidade.
Para garantir a tranquilidade e segurança nas cidades que compõe a AIS 19 são realizadas operações integradas que realizam abordagens a pessoas, veículos e áreas vulneráveis do município. “Intensificamos operações como a Risco Zero e a Carrossel de Fogo nas 10 cidades de nossa Área Integrada. Nessas ações conseguimos tirar de circulação no primeiro semestre de 2011 mais de 160 armas de fogo, um incremento de 34,1% nas apreensões em relação ao ano passado”, acrescentou o subcomandante.
Não só os números de homicídios estão decrescentes na região. Os índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio - CVP também vem apresentando queda. Na cidade de Arcoverde, principal município da Área Integrada de Segurança, no período de janeiro a junho de 2011 os números de assaltos caíram 8% se comparados ao mesmo período de 2010. “A população arcoverdense só tem a comemorar. Vivemos numa cidade tranquila e segura. Há meses que não ouvimos falar de homicídios ou assaltos na cidade. Só temos a agradecer aos policiais que tem permitido dias de paz em nosso município”, comemorou José Severiano Primo, conhecido como Zeca da Arco Motores Ltda.
Fonte:Secretaria de Defesa Social.