sexta-feira, 19 de agosto de 2011

INICIAM ÀS AULAS DOS PATRULHEIROS MIRINS DO 3º BPM

Teve início nessa quinta-feira (18), as aulas para o grupo de 45 jovens alunos do Curso de Patrulheiros Mirins da 3ª Turma do 3º BPM. Os principais temas a serem apresentados, a partir desse primeiro encontro serão atribuições das Forças Armadas e da Policia Militar; Noções de Desfile; Educação Física (jogos populares); Relações Inter Pessoais; Vandalismo; Noções básicas de primeiros socorros; Drogas lícitas e ilícitas; Violências domésticas e Estatuto da Criança e do Adolescente; Dicas de segurança preventiva e outras.

Duas campanhas educativas como Educação Ambiental e Educação para o Trânsito serão realizadas durante o Curso, com o objetivo de estimular o senso educativo às participantes do Curso, bem como incetivar a multiplicação das informações à sociedade.

A aula inaugural aconteceu terça-feira (16) no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, quando os alunos da 4ª série e 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Barão do Rio Branco, sediada em Arcoverde participaram do evento de abertura do Curso, uma iniciativa do comandante do Batalhão de Polícia Militar local, tenente-coroneu Marcos Campos de Albuquerque, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Arcoverde.

Esse evento teve a participação de Autoridades locais (Promotoria de Justiça, Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar, Tiro de Guerra, Fundação Terra e outros), além de Gestores das Escolas, Professores, Pais, Jornalistas, como também os Patrulheiros Mirins formados nos anos de 2009 e 2010.

Um dos momentos marcantes dessa Aula Inaugural, foi a entrega dos novos uniformes de Patrulheiros Mirins 2011, pelas mãos do major Vieira – respondendo pelo Comando do 3º BPM e da representante da Secretaria Municipal de Educação – Dra. Eliane Leite, aos Alunos da Escola Barão do Rio Branco.

PROJETO - O Patrulheiro Mirim tem como objetivo executar trabalho preventivo-pedagógico, destinado ao exercício da cidadania, ao complemento da educação, a formação do caráter, edificando os valores sociais e morais, dotando conhecimentos básicos técnicos, estimulando a Cultura de Segurança às crianças de 9 a 12 anos de idade, através de encontros (aulas), ministrados por policiais e bombeiros militares, no período de 03 (três) meses.