sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RP comemora 60 anos e ganha nova denominação


Nem mesmo a chuva que teimava cair tirou o brilho da solenidade realizada no Quartel do Derby, na manhã desta sexta-feira (26), onde duas importantes datas foram comemoradas: o Dia do Soldado e o encerramento das comemorações em homenagem aos 60 anos de fundação do Batalhão de Radiopatrulha. A RP como também é conhecida passou a ser denominada, de acordo com o Decreto n° 37.014 de 23 de Agosto do Governo do Estado, de Batalhão de Polícia de Radiopatrulha General Roberto de Pessoa.

O General Roberto de Pessoa comandou a Polícia Militar de Pernambuco no período de 1951 a 1952 e foi fundador do Batalhão de Radiopatrulha em 1951. Ano passado, o general foi homenageado também no Dia do Soldado momento em que completou 100 anos de vida. A viúva do general Pessoa, Maria de Assumpção de Pessoa, acompanhada de seus dois filhos, os coronéis do Exército Brasileiro, Pedro Aurélio e Antônio Carlos de Pessoa, além do neto, o aspirante Roberto de Pessoa Neto, vieram especialmente do Rio de Janeiro para prestigiarem o evento.

Na ocasião, os familiares do general receberam do Secretário Executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho e do Comandante Geral da PM, coronel Tavares Lira uma réplica do Decreto Estadual 37.014, de 23 de Agosto de 2011, assinado pelo governador Eduardo Campos, instaurando a nova denominação do Batalhão.

O Coronel Pedro Aurélio de Pessoa, lotado no Centro Conjunto de Operações de Paz no Brasil, no Rio de Janeiro, setor responsável pela preparação da tropa que atua na Organização das Nações Unidas, falou da satisfação em participar da solenidade. “Sentimos-nos honrados e gratificados pelo carinho do povo pernambucano ao colocar o nome do meu pai num batalhão onde ele conseguiu imprimir traços da sua personalidade”, pontuou.

O Secretário Executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho falou da importância da data e dos motivos que levaram o Dia do Soldado (25) ser comemorado um dia depois em razão da reunião do Pacto Pela Vida presidida pelo Governador Eduardo Campos. “Estamos unidos para festejar e honrar os nossos antepassados, os quais deram o sangue por nossa pátria, acrescentando que a sociedade confia no serviço que vem sendo realizado pela tropa”, disse.

Mais homenagens - Na ocasião foram entregues certificados aos destaques operacionais e administrativos do Batalhão de Radiopatrulha e Medalhas de Tempo de Serviço de 10 e 20 anos de serviços prestados na Corporação além de distintivos de comandos para coronéis, tenentes-coronéis e majores da instituição. Um dos agraciados com a medalha foi o capitão Domingos Lindoso da Silva, lotado na 5ª Seção. Para ele, a medalha de prata dos 20 anos significa o reconhecimento do seu trabalho. “Essa comenda também veio culminar com o meu retorno do Timor Leste onde estive durante um ano à disposição da ONU”, frisou.

O Comandante Geral da Corporação, coronel Tavares Lira, relembrou a importância da data em que se comemora o nascimento de Duque de Caxias e dos bons exemplos os quais devem ser sempre seguidos. “Ser soldado é muito mais do que empenhar uma farda. É buscar incansavelmente o bem-comum, mesmo com o risco da própria vida. É dedicar-se aos ideais sacrificando os seus próprios”, afirmou.

O tenente-coronel Arlis Gadelha, atual comandante do Batalhão de Radiopatrulha informou que o batalhão visa o caráter repressivo e é a célula-mãe na origem das dezenas de unidades especializadas existentes hoje na PMPE.

Para fechar com chave de ouro houve apresentação do violinista pernambucano Israel de França, que atualmente integra o corpo musical da Orquestra Sinfoneta de Granada, na Espanha. Ele tocou as Quatro Estações de Vivaldi, Carinhoso de Pixinguinha e fez um pout-porri com Asa Branca de Luiz Gonzaga, e os frevos Vassourinhas e Elefante de Olinda.


Ainda dentro das comemorações dos 60 anos da Radiopatrulha foi lançado o livro intitulado: Batalhão de Polícia de Radiopatrulha: 60 anos depois, da jornalista e escritora Marilourdes Ferraz. A senilidade aconteceu na última quinta-feira (25) com almoço no Clube dos Oficiais da PM.

Participaram da solenidade no Quartel do Derby tropas das unidades especializadas como Batalhão de Radiopatrulha, Batalhões de Polícia de Trânsito, Batalhão de Choque e das Companhias de Policiamento com Motos de Meio Ambiente de Apoio ao Turista e de Operações Especiais além da CIPCães. Diversas autoridades militares como o Chefe do Estado Maior, coronel Carlos Feitosa, Comandante Geral de Operações, coronel Éden Vespaziano, dentre outros prestigiaram o evento.
Fonte: Secretaria de Defesa Social.