sexta-feira, 26 de agosto de 2011

LANÇAMENTO DE LIVRO MARCA ANIVERSÁRIO DA RÁDIOPATRULHA

LANÇAMENTO aconteceu no Clube dos Oficiais da PM/CBMPE

 Marcando o sexagenário de sua fundação, o Batalhão de Rádiopatrulha da Polícia Militar de Pernambuco promoveu na tarde desta quinta-feira (25), quando também se comemora o Dia do Solado, o lançamento do livro ‘Batalhão de Polícia de Rádiopatrulha: 60 anos depois’ escrito pela jornalista e também professora de história Marilourdes Ferraz.
A tarde de autógrafos aconteceu no Clube dos Oficiais da PM/CBMPE, na Boa Vista, e contou com a presença de personalidades do mundo social e político do estado, como o ex-deputado federal Roberto Magalhães e o deputado estadual Sebastião Rufino.
A obra contém artigos escritos por diversos ex-comandantes da Raio como também é denominada a unidade, podendo citar o atual secretário de Ressocialização (SERES), coronel Romero Ribeiro. O comandante da Corporação, coronel Antônio Carlos Tavares Lira, também dissertou um artigo sobre o batalhão. Ele foi representando na ocasião pelo coronel Ricardo Dantas, que está à frente do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PMPE.
O livro retrata desde a fundação do batalhão em 25 de agosto de 1951, no então governo de Agamenon Magalhães, cujo primeiro comandante foi o coronel Milton Benjamin. Um dos seus filhos compareceu e agradeceu a homenagem realizada.
Em um dos capítulos, também é abordado sobre o ex-comandante geral da PMPE, o general do Exército Roberto Pessoa, autor da portaria de instituição da Raio. Familiares do oficial o representaram e estarão amanhã (26), durante a cerimônia do Dia do Soldado a ser realizada no Quartel do Comando Geral, no Derby, quando serão prestadas as honras militares e uma homenagem ao general pela sua importância histórica na construção da quase bissecular Corporação pernambucana.
Para a escritora, é importante contar sobre a Rádiopatrulha, pois a história da PMPE e do batalhão têm contribuições fundamentais para a história de Pernambuco, pois ambas foram palcos de grandes revoluções. “É uma honra ter sido chamada para escrever este livro, pois tenho orgulho e grande admiração pelos rádiopatrulheiros e quem desconhece a história do batalhão, desconhece a história de nossa região”, frisou Marilourdes.
RAIO – Atualmente, o a unidade está sob o comando do tenente-coronel Arlis Gadelha e seu lema é o orgulho que todo o rádiopatrulheiro tem, que vai além de seu uniforme, podendo matar ou morrer no cumprimento do dever. O batalhão visa o caráter repressivo e é a célula-mãe na origem das dezenas de unidades especializadas existentes hoje na PMPE. Ao final, houve um pocket show da Banda de Música da Corporação, a Maestro Zuzinha.

Fonte: Sd PM Marcos César - 5ªEMG