domingo, 20 de outubro de 2013

PROGRAMAS PREVENTIVOS DA PMPE REALIZAM AÇÕES

A Comunidade da Ilha de Deus localizada no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital, já está há mais de um ano sem qualquer ocorrência de homicídio. A população que mora no local atribui essa conquista ao trabalho comunitário, o qual vem sendo desenvolvido por policiais militares do 19º Batalhão, através do projeto Patrulheiros Mirins.

Os patrulheiros mirins da comunidade tem um diferencial com relação aos demais projetos desenvolvidos em outras unidades, haja vista que as crianças integrantes do programa necessariamente não compõem uma turma regular em alguma escola da Ilha de Deus, sendo composto por menores que se encontram nas ruas e recrutadas para participar das atividades do projeto.

Além desse recrutamento, o efetivo que desenvolve a atividade comunitária no 19º BPM, ainda ministra palestras nas instituições de ensino da região congregando alunos, professores e pais. Os PM's realizam diversas outras atividades, como o incentivo à prática desportiva; eventos culturais; bem como o policiamento ostensivo.

PALESTRA – Já na tarde do dia 02, alunos do Curso de Instrutor PROERD da cidade de Arcoverde, no Sertão pernambucano, participaram da palestra proferida pelo coordenador do Programas Preventivos e Comunitários da Corporação (CPCOM), coronel Jorge Luiz Pereira, que abordou o tema sobre a Filosofia da Polícia Comunitária. Finalizando o encontro, a capitão Lúcia Helena Salgueiro tratou sobre o 'Racismo nas escolas', fazendo parte das ações do Grupo de Trabalho – GT Racismo.