sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CORPORAÇÃO PRESTA HOMENAGEM A PM


Faleceu no dia 4 deste mês, o 1º tenente reformado da Polícia Militar de Pernambuco João Gomes de Lira. Nascido em 03 de março de 1913 e natural da cidade de Floresta, município do Sertão do estado, ele havia completado recentemente 98 anos de idade e era, até então, o policial militar mais velho integrante dos quadros da Corporação.
O tenente ingressou na instituição como soldado no ano de 1931 e foi um dos PMs que fizeram parte das volantes no combate ao Cangaço, no século passado.
Confira na íntegra um artigo do Ex-Comandante Geral da Corporação, coronel Jorge Luiz de Moura, publicado em 25 de agosto de 2006 no Diário de Pernambuco, que presta um homenagem ao oficial:

No distrito de Nazaré do Pico, pertencente ao município de Floresta/PE, reside o penúltimo remanescente integrante das volantes que combateram sem tréguas o bando de Lampião. Trata-se do brioso e respeitado primeiro-tenente reformado da Polícia Militar de Pernambuco, João Gomes de Lira, que comemorou aniversário em julho, lúcido e atuante para a sua provecta idade.

Este ícone da história da PMPE e do estado de Pernambuco descreve com exatidão e presteza os lances épicos dessa época, principalmente em que tomou parte, a partir de 1931, na volante do legendário tenente Manoel Neto, que na sesquicentenária e amada corporação, atingiu o posto de coronel PM e hoje o seu nome-símbolo denomina o Batalhão de Polícia Rodoviária da PMPE.

O tenente João Gomes de Lira, além do combate sistemático ao bando de Lampião, nas caatingas pernambucanas, ainda imberbe, estendeu esta atividade à Bahia, a pedido do governo daquele estado, interventor tenente Juraci Magalhães, ao então também interventor em Pernambuco, dr. Carlos de Lima Cavalcanti, sendo toda essa epopéia retratada em seu livro Lampião, Memórias de um soldado de volante, lançado no Recife, em 1990, pela Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco e Companhia Editora de Pernambuco, para que ficasse registrado para as gerações do presente e do porvir, a realidade fática de como foi essa pugna sem quartel aos bandidos daquela época.

Para homenagear este valoroso oficial pela efeméride em nome dos seus familiares e da comunidade de Nazaré do Pico, a Polícia Militar de Pernambuco, na pessoa do seu comandante-geral, coronal PM Cláudio José da Silva, acatando sugestões deste articulista e do coronel RR/PM Antenor de Araújo Sobrinho, residente na região, tributaram ao impoluto tenente várias homenagens.

No dia 3 de julho, pela manhã, em frente de sua residência, toque de Alvorada, por um corneteiro e representação do 14º BPM, sediado em Serra Talhada, com a entrega de um diploma alusivo à data, ofertado pelo comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Albino Pereira da Silva.

No dia 22 de julho, café da manhã, oferecido por seus familiares, no Clube Tenente Valdemar Freire, onde se fez presente toda a comunidade do distrito, o prefeito de Floresta, Afonso Augusto Ferraz, os coronéis RR/PM Jorge Luiz de Moura, Antenor Araújo Sobrinho e representação do 14º BPM, constituída pelo tenente Hilário, sargento Charles, soldado PM feminino Kelly e outros policiais militares, da ativa e da reserva, provando que este herói não é olvidado.

Neste desiderato, o mencionado prefeito, nesta solenidade prometeu editar pela Prefeitura de Floresta, a 3ªedição do seu livro, aqui referido.

Concluindo, este símbolo dos nazarenos e da PMPE, fonte viva de suas reminiscências, foi também enaltecido um ano antes para o porvir através do opúsculo História de Nazaré, de autoria de Rubeivan Lira e Kydelmir Dantas, com os seguintes versos: Este herói da Polícia Militar / Que possui na memória muita fé / Aos noventa e dois anos de idade / É um tronco de baraúna, firme, em pé / É um símbolo para asua família / e orgulho do povo de Nazaré.