terça-feira, 20 de março de 2012

CURSO DO MÉTODO GIRALDI EM CARUARU

OFICIAL da PMPE é instrutor habilitado do curso em PE

 

Com aula inaugural aberta pelo comandante do Comando de Policiamento do Agreste I (CPA-I), coronel Luís Aureliano, teve início ontem (19) no auditório do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), em Caruaru, o Curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida - Método Giraldi, voltado para a formação de instrutores e visando ainda o treinamento policial para o emprego racional da arma de fogo.

 

O método Giraldi baseia-se na simulação de situações de risco focando na preservação da vida e no cumprimento aos Direitos Humanos. As aulas tem como instrutor principal o major da Corporação, Ricardo Barbosa, que integra o quadro da Assistência Militar da Assembleia Legislativa do Estado, e há anos é referência na transmissão das técnicas do método em Pernambuco.

 

Contando com 20 alunos, entre policiais militares, civis e bombeiros, esse é o primeiro de três cursos a serem realizados em Caruaru, sendo outros três em Petrolina e mais quatro no Recife, todos com duração de uma semana cada. O curso no Agreste do estado é composto por aulas práticas promovidas no Centro de Treinamento para Preservação da Vida do 4º Batalhão, que foi inaugurado em novembro de 2010 e onde já foram formados usuários do método.

 

Com a formação dos instrutores, a meta é submeter todos os policiais dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social às técnicas repassadas pelo curso.

 

O MÉTODO - Antes de 1987, as polícias brasileiras utilizavam técnicas não compatíveis com a realidade das ruas, até que no ano seguinte, adotou-se o modelo desenvolvido e aprimorado pelo coronel da reserva da PM de São Paulo, Nilson Giraldi, alcançando reconhecimento internacional do Comitê da Cruz Vermelha e da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

 

Fonte: FOTO: 4°BPM/PMPE