sexta-feira, 23 de março de 2012

OPERAÇÃO HIDRA ENVOLVEU POLÍCIAS DA PARAÍBA E DE PE

 

A operação conjunta realizada pelas Polícia Militar e Civil dos estados da Paraíba e Pernambuco denominada Hidra, desencadeada no último dia 21, resultou na descoberta de uma organização criminosa que atuava em diversos presídios existentes em municípios paraibanos e pernambucanos, como São José do Egito, Itapetim, Brejinho e Tuparetama, respectivamente.

 

Cerca de 200 policiais militares e civis participaram da ação que resultou no cumprimento de 23 mandados de prisão, sendo oito em São José do Egito. Destes, dois já estavam presos desde 21 de janeiro passado, sendo Marcos Rodrigues dos Anjos, recolhido no Presídio de Arcoverde e Max Torquato, que cumpre pena na Cadeia pública de São José do Egito.

 

Foram presos em São José do Egito Vandeilza de Oliveira, conhecida como 'Vandinha'; Wanderlei Arruda Maciel, o 'Duda Arruda'; Murilo Girlon Brito Leite; Maria Vandelucia Alves de Oliveira, a 'Neguinha'; e Alan Jean de Araújo, o 'Piu'. Já o agente penitenciário da Paraíba, Wigner Leite dos Santos, que mora também em São José do Egito, teve sua prisão decretada, sendo detido em João Pessoa.

 

A organização tinha como quartel general o Presídio Regional de Patos Romero Nóbrega, tendo uma ramificação no Presídio Aníbal Bruno, e era responsável pelo abastecimento de drogas no Sertão da Paraíba, além dos quatro municípios pernambucanos.

 

A operação foi considerada o maior trabalho de investigação e repressão das Polícias Civil e Militar da Paraíba, sendo realizada durante oito meses e contou com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco.

 

De acordo com as investigações, partiam de dentro do Presídio de Patos ordens para outros criminosos executarem pessoas e efetuarem assaltos. A organização tinha ligações ainda com os estados de São Paulo e Rio Grande do Norte, que articulavam a vinda de droga trazidas do Paraguai e da Bolívia, vendidas dentro das unidades prisionais.