sábado, 31 de março de 2012

HISTÓRICO DA CIOSAC

POLICIAIS em ação na caatinga


No início da década de 90 o Sertão do Estado, especificamente os municípios de Serra Talhada, Salgueiro, Floresta, Belém do São Francisco, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista, passaram a sofrer uma onda crescente de assaltos a bancos, carros-fortes, ônibus e carros particulares, bem como o plantio e tráfico de Maconha, não obstante a atuação regular das OME’s do CPA/I-2 (Comando de Policiamento de Área de Interior responsável pelo comando dos Batalhões do Agreste), hoje CPS (Comando de Policiamento do Sertão).


Os conflitos entre famílias nos municípios de Floresta, Belém do São Francisco e Cabrobó, contribuíram para uma escalada vertiginosa da criminalidade na região, que passou a utilizar nas ações de grupos bem organizados e armados com poder de fogo de última geração. Estes fatos foram objetos de diversas reportagens tanto na imprensa, como em matérias dos programas de redes de televisão, a nível nacional.


 


DATA DA CRIAÇÃO DA CIOSAC


Surgia em setembro de 1997, através do BG. nº 173, um grupamento especializado em ações de comandos na caatinga com a denominação de Pelotões Especiais da Área de Caatinga (PEAC) , que posteriormente seria reconhecido como Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC), em 05 de maio 1998 e sediada no 2º Comando de Policiamento de Área do Interior (atual Comando de Policiamento do Sertão CPS) em Serra Talhada-PE.


A companhia, CIOSAC, de fato foi criada através da Portaria nº 196 da Secretaria da Fazenda datada de 22/09/2004, tornando-se uma Unidade Operacional Especializada da PMPE.


 


LOCAL DA SEDE DA CIOSAC


 


Em 04 de agosto de 2004, a CIOSAC passa a ser Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Caatinga, e também a ter prédio próprio, se instalando na cidade de Custódia-PE, por ser um ponto central do Estado de Pernambuco, facilitando desta forma seu emprego nas áreas de atuação da CIOSAC.


 

EFETIVO DA CIOSAC


 Hoje a CIOSAC atua com 06(seis) equipes, cobrindo todo interior pernambucano, sendo 02 (duas) equipes no Agreste e 04 (quatro) no Sertão.


Atualmente a companhia conta com um efetivo de 144 (cento e quarenta e quatro) policiais entre eles 15 (quinze) oficiais e 129 (cento e vinte nove) praças.


 MATERIAIS UTILIZADOS:


 Cada guarnição deverá estar dotada dos seguintes materiais; Fuzil 7.62mm e 5,56mm bem como metralhadora e pistola calibre. 40mm, faca de sobrevivência, capacete balístico, tonfa, colete balístico, colete tático, binóculos, monóculo e óculo de visão noturna (OVN), cantil, rádio comunicador (HT) e lanterna, em quantitativo suficiente para prover de armamento e equipamento cada componente da guarnição, que é composta por 08 (oito) policiais.


 FROTA DA CIOSAC:


10- (Dez) Ranger (operacionais);


02- (Duas) S-10 (operacionais);


01- (Um) Fiesta (comando) e;


1.           (Uma) Ipanema (ambulância).


 

CURRÍCULO DO CURSO DA CIOSAC


1 – Treinamento Físico Militar; 2 – Liderança e Motivação; 3 – Instrução Tática Individual; 4 – Orientação e Navegação; 5 – Camuflagem; 6 – Ofidismo; 7 – Primeiros Socorros; 8 – Direitos Humanos; 9 – Armamento e Munição; 10- Tiro Policial; 11- Abordagem a Pessoas; 12- Abordagem a Veículos; 13- Abordagem a Edificações; 14- Defesa Pessoal; 15- Gerenciamento de Crises;16- Sobrevivência na Caatinga;17- Agentes Químicos;18- Montanhismo;19- Operações Ribeirinhas;20- Acuidade Visual;21- Serviços de Informações;22- Patrulha Rural;23- Ações Anti-bombas;24- Operações Helitransportadas e25- Ações Táticas.


 PRINCIPAIS MISSÕES


·                     Combate ao narcotráfico;


·                     Erradicação de plantios de maconha;


·                     Combate a grupos armados (bandidos);


·                     Seqüestros, assaltos a carro fortes;


·                     Escoltas;


·                     Cumprimentos de mandados de prisão e de busca;


·                     Repressão a assaltos a banco e estabelecimentos comerciais;


·                     Combate ao crime organizado em geral;


·                     Repressão a assaltos nas BRs e vicinais que cortam o Estado;


·                     Operações conjuntas com a Polícia Federal e co-irmãs e situações de caráter especial.


 

PRINCIPAIS OPERAÇÕES REALIZADAS


Dentre as muitas operações realizadas por esta especializada destacamos as seguintes:


·                     Confronto com bandidos chefiados por Chico Bem-vindo na Ilha Grande no ano de 2003 tendo ocorrido o óbito do mesmo e de dois integrantes de seu grupo, alem de recuperar armas com um fuzil 7.62 da Policia Militar de Pernambuco que estava com o SD Luciano executado por Chico Bem-Vindo como também coletes e bastante munição;


·                     Confronto com assaltantes de carro forte na BR – 116, vindo a óbito dois integrantes daquele grupo em 2006, tendo sido recuperado um fuzil mosquefal calibre 7.62mm da PMPE que foi subtraído quando da invasão a cadeia publica de Cabrobó.


·                     Confronto com assaltantes da agência do banco do Brasil de Petrolândia em 1998 tendo sido recuperados um fuzil, uma metralhadora da PMPE, um veiculo silverado de cor prata, uma fiorino e um Kadett. Vindo a óbito 11(onze) integrantes daquele grupo.


·                     Confronto com o bando de Cleiton Araquãn, após realizarem assalto à agência do Banco do Brasil na cidade Pilão Arcado, Sertão do Estado da Bahia, ação esta que culminou com a morte dele, Cleiton, 06 (seis) comparsas do bando e a prisão de um elemento.



LEMA DA CIOSAC

·                     Perseverança;


·                     Lealdade;


·                     União;


·                     Disciplina Consciente;


·                     Versatilidade;


·                     Compromisso com a Atividade Policial e


·                     Humildade.


Fonte: Foto: CIOSAC/PMPE