sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CIPOMA APREENDE ARMAS, MUNIÇÕES E RESGATA AVES SILVESTRES



Neste final de semana (17 e 18),  uma operação denominada Carcará, do Grupo Tático Ambiental (GTA) da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente da Polícia Militar de Pernambuco (CIPOMA), apreendeu na zona rural do município de Caruaru, várias armas de fogo e munições. 

A operação iniciou na última sexta-feira (17), resultando na apreensão de duas armas de fogo, sendo: uma espingarda calibre.28 e uma espingarda calibre 32, como também quatro cartuchos calibre .32 e três cartuchos calibre .28. Esse material foi encontrado no Sítio Jucá (PE 95 KM 10), onde o proprietário do sítio Mauro Roberto de Oliveira Vilela, 34 anos, não tinha o devido registro das armas, e por isso, foi conduzido à 14ª DESEC de Caruaru e autuado em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo, mas pagou fiança e foi liberado em seguida para responder o processo em liberdade.


Neste mesmo dia, a PM também conseguiu desbaratar um ponto de apoio de caçadores, sendo apreendidas quatro armas de fogo: uma espingarda calibre. 32 e três espingardas do tipo artesanais (soca-soca), onde todo material foi apresentado a Delegacia de Caruaru para as providências cabíveis.


Já no sábado (18), a equipe da CIPOMA seguiu para a mata do assentamento Nossa Senhora, zona rural do município de Pesqueira, onde os PM's realizaram a apreensão de 06 armas de fogo, sendo: duas espingardas calibre .36, uma espingarda calibre .32, uma espingarda calibre .20 e duas armas do tipo artesanais (soca-soca), como também nove cartuchos calibre .36 e 15 estojos do mesmo calibre em outro ponto de apoio de caçadores. Todo material foi conduzido para a 15ª DESEC na cidade de Belo Jardim.

Mais prisão

No caminho para a Delegacia, a equipe flagrou cinco elementos em três motos, com cinco cães de caça, para realizar a caça ilegal de animais silvestres daquela região. Houve perseguição pela BR-232, e os elementos foram alcançados e todos também foram conduzidos para a Delegacia de Belo Jardim. 
Na ocasião, foi realizada a averiguação, pois todos estavam sem qualquer tipo de identificação, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (T.C.O.) em desfavor dos mesmos.


"É importante salientar que nesta operação também foram resgatadas aproximadamente 170 aves silvestres, sendo as mesmas: 24 Azulões, 10 Chorões, 08 Canários da Terra, 15 Galos de Campina, 05 Manés Mago, 29 Papas Capim, 10 Patativas, 10 Sabiás Pardo, 06 Saíras Amarela, 13 Sanhaçus, 12 Tizius, 11 Bigodes, 03 Cancões, 07 Juritis e 07 Rolinhas Branca, que receberam as suas devidas solturas em seus habitats de região", explicou o comandante desta operação, capitão Lúcio Flávio.

Denúncia


O Comandante da CIPOMA, major Gildo Tomé, orienta que denúncias de delitos ambientais e entrega de armas poderão ser feitas pelo número 31811700, onde serão devidamente verificadas.