quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GT RACISMO PARTICIPA DE CAMPANHA



O Ano de 2011 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o ano afro-descendente. Inseridos nesse contexto e visando a comemoração do mês da Consciência Negra, assim intitulado devido ao fato de ser o mês da morte de Zumbi, comemorado no último domingo (20), o GT Racismo da PMPE participou no dia 04, do lançamento oficial da Campanha contra o racismo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).


COORDENADORA da PMPE integrou mesa de debates

O evento aconteceu no Auditório da Procuradoria da República no estado, onde foram debatidas as necessidades das instituições públicas prestarem um serviço correto, através da capacitação de seus integrantes; sobre o dever institucional de lutar contra o racismo, até mesmo por uma questão de ética; e sobre a necessidade de se fazer uma auto-análise institucional: Até quando manter e aceitar o racismo; Até quando não educar e informar sobre isso.

O GT Racismo na Corporação foi criado através da Portaria do Comando Geral nº 1.255, de 10 de novembro de 2009, pelo até então comandante geral na época, o coronel José Lopes, atualmente exercendo cargo de secretário Especial de Articulação estadual.

A coordenação do grupo é efetuada pela major Verônica, que abordou durante os debates sobre a criação do grupo de trabalho contra o racismo na PMPE e sobre a sensibilização do efetivo quanto a prática do crime racial, tanto em relação ao público interno quanto ao público externo à Corporação, enfatizando que essa realidade precisa ser mudada.

A campanha será através de imagens divulgadas em outbus, outdoors, cartazes fixados nas estações de metrô e em empresas de ônibus, além de locais de grande aglomeração de pessoas, onde serão distribuídas cartilhas educativas . Haverá ainda a divulgação através de folhetos, camisas, sites e nas redes sociais, além de um spot nas rádios que trará o slogan da campanha “Racismo: começa com ofensa, termina com justiça".

Fonte: FOTO: Elton Luiz- 5ªEMG/PMPE