quinta-feira, 3 de novembro de 2011

HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR COMPLETA 70 ANOS DE EXISTÊNCIA



HOSPITAL recebeu instalaçoes e equipamentos novos



O Centro Médico-Hospitalar da Polícia Militar de Pernambuco está completando 70 anos na próxima terça-feira (8). A unidade de saúde, que presta assistência médica à família policial-militar/bombeiro-militar, bem como funcionários civis e dependentes da Corporação, conquistou o serviço através de lutas mais que centenárias de todos que fizeram outrora e fazem hoje o Sistema de Saúde.

Dentro da programação, uma Ação Social será realizada neste sábado (5), das 8h às 12h, na comunidade do Bode, Pina. A população poderá aferir pressão arterial, realizar teste de HGT (glicose) e receber orientação nutricional. Na terça-feira (8), a partir das 8h, para celebrar a inauguração das novas instalações do Hospital, dirigentes e funcionários se reúnem para promoverem um Abraço Simbólico na parte externa do CMH.

Na quarta-feira (9), acontece a partir das 9h um culto ecumênico no auditório da Fundação Joaquim Nabuco. Quinta (10), uma solenidade marca a nomeação dos médicos recém-contratados. O evento será realizado às 14h, no Fórum Joana Bezerra, auditório Rodolfo Aureliano.

HISTÓRIA – As origens do Hospital de Polícia Militar de Pernambuco (HPM) tiveram início com o antigo Serviço Sanitário (1900), que se transformou em Corpo de Saúde da Corporação; por sua vez, este no Serviço de Saúde; para posteriormente (1941), então surgir o Centro Hospitalar.

O Hospital foi inaugurado em 8 de novembro de 1941, no 118º ano de existência da PMPE, contudo a pedra fundamental foi lançada em 1932, num terreno doado pelo então Governador Carlos de Lima Cavalcanti. Antes do HPM, os milicianos eram atendidos pelo Serviço Sanitário em seus domicílios e a depender da gravidade da enfermidade eram acomodados nos mais variados nosocômios civis ( Hospitais de Santo Amaro, Pedro II e Tamarineira), recebendo assistência dos profissionais de saúde da Corporação naquelas instalações emprestadas.

SISMEPE
O Sistema de Saúde dos Militares Estaduais de Pernambuco – SISMEPE, foi instituído em 29 de junho de 2007. O intuito foi prestar aos militares ativos e inativos, beneficiários titulares, dependentes e beneficiários especiais, um serviço de saúde que prestasse assistência médico-hospitalar, odontológica e laboratorial, através de ações de medicina preventiva e curativa. O Sismepe conta com órgão como o Centro de Apoio ao Sistema de Saúde – CASIS; a Diretoria de Saúde – DS; e o Conselho Técnico Administrativo – CTA.

O CASIS foi criado em 12 de março de 1986. É o órgão da PMPE que tem por finalidade proporcionar os meios materiais, os recursos humanos e financeiros, objetivando o pleno funcionamento do Sistema de Saúde. Está subordinado diretamente ao Comandante Geral da PMPE, e é dotado de autonomia administrativa e financeira, dando o necessário apoio à Diretoria de Saúde.

Já a Diretoria de Saúde (DS) é responsável pela prestação, propriamente dita, dos serviços de assistência à saúde dos beneficiários do SISMEPE, através dos seus centros técnicos subordinados (Centro Médico-Hospitalar – CMH; Centro Farmacêutico – CFARM; Centro Odontológico – CODONTO; bem como o Laboratório Clínico – LACLIN).

O Conselho Técnico Administrativo – CTA - é um órgão colegiado do SISMEPE, composto por presidente, quatro conselheiros natos e seis conselheiros efetivos. O diretor de saúde preside o CTA, e os conselheiros natos são os chefes do CMH, CODONTO, CFARM e CASIS. Já os conselheiros efetivos são escolhidos pelo diretor de saúde, dentre pessoas com reconhecida capacidade e experiência comprovada, preferencialmente nas áreas de saúde, administração, direito, economia, finanças ou contabilidade, sendo dois deles oriundos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco – CBMPE.

Todos os membros do Conselho deverão obrigatoriamente ser beneficiários titulares do SISMEPE. Ao CTA compete entre outras atribuições a elaboração de normas internas e o planejamento estratégico.

ATUAIS DIRIGENTES:

Diretor de Saúde: Coronel QOM Antônio Diniz Cavalcanti Paraíso; Chefe do CMH: Coronel QOM – João Freire Campos; Chefe do C. ODONTO: Coronel QOD Jairo José Reis de Lima; Chefe do CFARM: Coronel QOF Juvã Fernandes de Oliveira Filho; Chefe Interino do CASIS: Tenente-coronel QOPM Ney Ricardo de Meireles.

Fonte: FOTO: Assessoria de Comunicação Social PMPE