terça-feira, 11 de novembro de 2014

POLICIAIS DO 5º BPM REFORÇAM DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA DISK-PATRULHA COM A COMUNIDADE



        Visando corroborar com essas ações e dentro de uma política continua de aperfeiçoamento, o 5º BPM iniciou, nesta sexta-feira (22), a divulgação do Programa Disk-Patrulha através de cartazes contendo todas as comunidades do município de Petrolina, a identificação das patrulhas policiais e seus respectivos números de telefone. Esses cartazes estão sendo fixados em locais de circulação tais como mercados, padarias, oficinas, salões de beleza, escolas, etc.

O Disk-Patrulha é o programa do 5º BPM que tem por objetivo facilitar e agilizar a comunicação entre o cidadão e a viatura policial de seu bairro, através do recebimento de denúncias e atendimento de ocorrências. Lançado no mês de maio deste ano de 2014, o programa dotou cada guarnição policial com um telefone celular que permanece ligado às 24 horas do dia. Além dos cartazes também estão sendo entregues, durante reuniões comunitárias, ímãs de geladeira contendo as mesmas informações para que nenhum cidadão esqueça o telefone da patrulha que atende o seu bairro.

Antes do Programa Disk-Patrulha, o cidadão ligava diretamente para a Central de Emergências 190 que por sua vez, acionava a viatura policial. Hoje, além de poder ligar para a Central de Emergências 190, foi proporcionado ao cidadão a opção de acionar diretamente viatura policial. Após acionada pelo cidadão, a guarnição policial, já durante o deslocamento para o local que foi solicitada, é que informa seu sobre acionamento a Central de Operações. Com esse mecanismo, espera-se que o tempo de resposta, que é o tempo decorrido entre o acionamento da Polícia Militar e a chegada da viatura policial no local da ocorrência, seja diminuído consideravelmente.